" /> Viagem e desenvolvimento pessoal: combinação perfeita - Agarre o Mundo

Viagem e desenvolvimento pessoal: combinação perfeita

Viagem
escrito por Kenia Miranda

Viagem e desenvolvimento pessoal, a combinação perfeita. Você pode estar se perguntando: O que viagem tem a ver com desenvolvimento pessoal?

Vou contar tudo sobre o tema, além de explicar porque uma viagem tem um poder transformador na sua vida.

Antes de mais nada, começo essa conversa com a percepção de que realizar o desenvolvimento pessoal já é uma viagem. 

Primeiramente vamos entender o que é o desenvolvimento pessoal?

Desenvolvimento pessoal é, sobretudo, o aumento da capacidade e disposição da pessoa, de tomar o controle da sua vida e ser responsável por seus eventos.

O psicólogo norte americano Abraham H. Maslow criou, com a finalidade de explicar a sua teoria, uma pirâmide chamada de hierarquia das necessidades de Maslow. 

De acordo com a sua teoria os seres humanos vivem em busca da satisfação de determinadas necessidades. E a perspectiva de satisfação dessas necessidades é o que gera a força motivadora do ser humano para mudar de patamar, ou seja, subir na hierarquia.

A saber, a pirâmide está representada no desenho abaixo, começando pela base, onde estão localizadas as necessidades fisiológicas, até o topo, onde se localiza a autorrealização.

Pirâmide de Maslow.
  • Autorrealização: Crescimento e desenvolvimento pessoal, autocontrole, independência, talento, criatividade e desafios.
  • Estima: Auto-estima, confiança, respeito aos outros, status e autorreconhecimento.
  • Sociais: Família, amizades, amor e comunidade.
  • Segurança: Emprego, saúde, propriedades.
  • Fisiológicas: respirar, comer, beber, abrigo e dormir.

Dessa maneira é possível observar que o desenvolvimento pessoal está no topo da hierarquia.

Você certamente dirá: Ok, eu entendi isso. Mas o que o ato de viajar tem a ver com desenvolvimento pessoal e com a teoria de Maslow?

Então vamos responder essa pergunta explicando Como se alcança o desenvolvimento pessoal?

Primeiro passo: É importante ter um objetivo bem definido

Viagem e desenvolvimento pessoal, onde um avião e um mapa definem um objetivo bem definido.

Primeiramente algumas perguntas nos ajudarão nessa fase: O que você eu desejo? Quando desejo alcançar? O que eu preciso para alcançar a minha meta? Como eu farei para chegar ao meu objetivo?

Obviamente, isso é muito pessoal. Entretanto, a sua resposta vai lhe mostrar em que nível da hierarquia de Maslow você se encontra.

Por exemplo, se o que você mais deseja hoje é uma casa, um carro, você está no nível de segurança.

De maneira idêntica, se você deseja status, reconhecimento pelo seu trabalho, você está no nível de estima.

Todavia, se deseja conquistar algo muito além, como fazer uma viagem dos seus sonhos, você está no topo da pirâmide e tudo que você quer é a autorrealização.

Segundo passo: Interaja com pessoas com o mesmo objetivo

Viagem e desenvolvimento pessoal, imagem de duas meninas lendo um livro: o mesmo objetivo.

Surpreendentemente, quando você começa a se interessar por um determinado assunto, o universo vai trazendo pessoas que buscam as mesmas coisas.

De fato, quanto mais você viaja, mais você se conecta com pessoas que gostam também viajar, essa troca de experiências e de inspiração contribui para o processo de desenvolvimento de ambos.

Terceiro passo: Mantenha o foco

Viagem e desenvolvimento pessoal, tem que se manter o foco.

Seja honesto e responda a seguinte pergunta: Quantas metas você deixou para trás porque não deu a devida atenção a elas?

Decerto, quanto mais foco você colocar na sua vida e nos seus desejos mais rápido você subirá para o topo da pirâmide de Maslow.

Já ouvi inúmeras histórias de pessoas que diziam assim: “Quando eu me aposentar, vou viver viajando.”

Muitos foram embora desta vida sem realizar essa autorrealização, outros adoeceram antes de realizar a tão sonhada viagem.

Quarto passo: Realize questionamentos

Viagem e desenvolvimento pessoal, uma pessoa tirando uma foto e no celular a palavra: Why?

Quando você questiona o que realmente é importante nesta vida, você muda de um estado de desejo passivo para a procura ativa de soluções, portanto, tornando-se uma pessoa melhor.

E aqui está a resposta para a nossa pergunta.

É durante uma viagem, curta ou longa, sozinha ou com acompanhante que você começa a se conhecer, a se questionar, a dar valor a sua vida, a descobrir o que você realmente gosta.

Descobre que são as coisas mais simples da vida que trazem felicidade e não todos os bens materiais que você adquiriu subindo a pirâmide de Maslow.

Além disso, descobre que a vida deveria começar de cima para baixo, e que se fizéssemos tudo partindo da autorrealização para fazer, para sobreviver, a vida seria muito mais linda, leve, livre e feliz.

Quinto passo: Registre um diário de agradecimento

Viagem e desenvolvimento pessoal, uma pessoa fazendo um diário de agradecimento.

De fato, registrar num diário seus agradecimentos te faz enxergar a vida de outra forma, uma forma positiva e assim chegará mais rápido ao seu tão desejado desenvolvimento pessoal.

Quer um conselho, arrume suas malas, carregue a sua bagagem de vida e vá para o mundo, certamente voltará com a sua bagagem mais cheia de vida, experiências e amor, mesmo tendo deixado tudo isso também no destino que você escolheu, com as pessoas que cruzaram seu caminho.

Que tal ler um artigo dos benefícios que uma viagem pode fazer por você: Viaje e torne se uma pessoa melhor.

Se quiser ler um pouco mais sobre desenvolvimento pessoal: link


E assim nosso artigo chega ao fim…

E aí? Gostou do artigo? Você também acredita que viagem e desenvolvimento pessoal têm tudo a ver?

Se tiver alguma dica para compartilhar, vamos adorar! Não esqueça de deixar o seu like no fim do artigo, isso ajuda a levar nosso conteúdo a mais pessoas. Desde já, gratidão!


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações. Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

parceiros

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais



Kenia Miranda

Brasiliense, sempre disposta a aprender e descobrir o novo, com um apreço enorme por novas culturas e costumes. Apesar de ser formada em Odontologia, está sempre buscando novos caminhos e novos aprendizados. Uma das suas frases preferidas: "Minha alma é muito livre para ficar presa seja lá no que for."

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!