" /> Viagem com filhos, um presente para a vida toda - Agarre o Mundo

Viagem com filhos, um presente para a vida toda

Porto em Família
escrito por Kenia Miranda

Viagem é o maior presente que você pode dar aos seus filhos. Que eu curto viajar todo mundo sabe, até porque já falei em outros artigos.

Eu acredito mesmo que viagem atua diretamente na sua forma de encarar a vida e colabora para o seu desenvolvimento pessoal.

Em uma das minhas viagens, que fiz com uma amiga, que até aquele momento só tinha saído uma vez do país para ir a Disney, ela fez o seguinte comentário.

Amiga, como é bom viajar né? Eu tinha uma amiga, quando estava no ensino fundamental, que nunca passava as férias em Brasília, sempre estava viajando com os pais. E eu pensava: Coitada, ter que viajar sempre nas férias com os pais. Hoje, penso: Coitada de mim, que não conheço nada do que ela conhece!

Achei muita graça na colocação dela e complementei. Feliz é ela que aprende ao vivo o que está em livros, além disso, ganha lembranças que nenhum livro lhe dará.

As pessoas me veem como “A viajante”, aliás, eu gosto mesmo da forma como me analisam e também curto o título que me dão.

As pessoas mais próximas, sempre que estou sentada a frente de um computador já falam: Então, já está planejando a próxima viagem? Oh, menina que gosta de viajar! Ou ainda: Como você arruma dinheiro para viajar tanto? Tenha respostas simples para todas essas perguntas.

Enfim todas essas perguntas daria para escrever um belo artigo, mas hoje eu quero falar sobre o que os filhos ganham com uma simples viagem.

Toda viagem que me cabe, cabem meus filhos

Acho muita graça da cara que as pessoas fazem quando falo: farei uma viagem de 30 dias pela Europa, visitarei 5 países.

Primeiramente soltam a frase: Deus me livre, ficar mudando de hotel o tempo todo. Depois comentam: Nesta viagem os seus filhos não vão, né?

A minha resposta é sempre a mesma. Não, onde me cabe, com toda certeza, cabem meus filhos, seja num deserto, numa praia ou num bangalô nas Maldivas.

Olhe que viagem maravilhosa fizemos ao Jalapão, onde muitos tentaram me desencorajar, porque eu tinha um bebê.

Jalapão em família
Jalapão em família

Outro dia ouvi uma agente de viagem respondendo à pergunta de uma internauta, que queria saber se valia a pena levar os filhos pequenos para a Europa.

E a resposta da senhora foi a seguinte. “Eu acho que não só não a vale a pena como também não vale o gasto, então, deixe as crianças e vá sozinha, se divertirá mais.”

Inegavelmente uma viagem com criança deve ser mais lenta, deveria ter também atividades para elas, como museus interativos, aquários, parques e se possível uma piscina.

Não significa que você não possa visitar um museu ou algo parecido, basta apenas saber levar as atividades.

Sofia num museu na Argentina, viagem com filhos.
Sofia no Museu de Ciências Naturais da Argentina

Ainda que não tenha nada disso, o simples fato de saírem, caminhar um pouco, ver pessoas caminhando nas ruas, comendo em lugares diferentes com os pais, já ficarão bem felizes.

Posicionamento da Ciência sobre viagem com filhos

Estudo mostrou que dar experiência aos seus filhos em vez de brinquedos aumenta sua inteligência.

E o que isso tudo tem a ver viajar com filhos?

Quando estamos viajando com filhos, não temos a rotina do dia a dia. Além disso, desfrutamos de vários momentos juntos, sentamos para tomar um sorvete, paramos para olhar uma paisagem, entre tantas outras situações.

E essa interação com os pais é de vital importância para o desenvolvimento e crescimento dos pequeninos.

Muitas pessoas podem alegar, mas eles não se lembrarão destas viagens no futuro.

Então, lhe digo, com toda certeza não me lembro de todos os monumentos dos lugares que visitei quando era criança.

Mas posso lhe garantir que me lembro da maioria das experiências que vivi na companhia dos meus pais e irmãos, essas levarei para sempre em minha memória, e isso é o que conta.

Meus pais nunca foram de planejar muito as viagens. Só diziam: Amanhã vamos viajar, então cada um arrume a sua mala!

Fizemos muitas viagens curtas e algumas longas pelo Brasil.

Éramos quatro filhos então, coitada da minha mãe, se tivesse que arrumar tudo. Mas olhe o que isso me ensinou, a ter responsabilidade e consciência do que tínhamos que carregar, não podíamos esquecer calcinha ou cueca, ou biquíni.

Claro que sempre esquecíamos algo, mas ninguém sofria com isso, pois meus pais dariam um jeito no que foi esquecido.

O que aprendi com meus pais sobre viagem com filhos, ensino aos meus filhos

  • Aprendi com meus pais que não se deve planejar muito o futuro, se deve viver mais o presente.
  • Não se deve deixar de viajar porque no próximo mês tem que fazer a matrícula de quatro filhos na escola e tantas outras contas a pagar, mesmo que você pense: E a responsabilidade financeira? (risos)
  • Aprendi que o melhor das viagens não se compra com dinheiro.
  • Aprendi o que levamos da vida, assim como o que deixamos com as pessoas que conviveram conosco aqui na terra, são as experiências vividas.

Enfim, poderia escrever 50 artigos só das experiências que guardo na memória da minha infância e de tantas outras que vivi com meus filhos em viagens.

Início das viagens com filhos

Minha primeira viagem foi num fusca, de Brasília ao Maranhão, eu tinha seis meses de idade, gastamos 3 dias e 2 noites para fazer essa viagem, principalmente porque as estradas não eram “boas” como são hoje.

Muitos destes quilômetros eram estrada de chão, como se não fosse o suficiente o carro também não ajudava. Viajávamos num fusca.

A primeira viagem da minha filha, Sofia, foi de João Pessoa a Brasília, fizemos de avião, ela tinha apenas 11 meses, certamente uma viagem bem mais rápida e confortável que a minha primeira viagem.

O Tiago, sempre foi bem tranquilo, então começamos mais cedo, quando ele tinha dois meses, fizemos 400 km até o Rio quente-GO, um lugar que amamos, próximo a Brasília.

E na sequência, fizemos com ele (5 meses) o mesmo trajeto, Brasília- Maranhão, de carro, ou seja, percorremos 5 mil quilômetros, sem nenhum sofrimento ou estresse.

E a sua primeira viagem internacional foi para Portugal, quando ele tinha 10 meses. 😉 Hoje com 2 anos (2119) ele já visitou 5 países na Europa.

E sobre viajar com filhos para Europa

Então, eu acho não ser preciso dizer claramente o que penso sobre levar crianças pequenas para Europa.

Outra viagem linda que fizemos foi conhecer o Jalapão, mesmo que tantas pessoas tivessem me chamado de louca por ir até lá com um bebê, valeu cada quilômetro percorrido.

Conforme a vida vai passando, vamos amadurecendo as ideias e vendo como a vida é passageira. Que o contato e tempo dispensado por nós pais aos nossos filhos são de extrema importância para o crescimento deles, que uma viagem vale muito mais do que mil brinquedos.

Vejo cada dia mais crianças com seus celulares em lugares como uma praia, que ao invés disso, deveria estar correndo e brincando com seus pais, fazendo castelos de areia.

Faço mais uma vez o apelo, viva a sua vida, não fique apenas na janela vendo as paisagens passando, isso se ainda estiver contemplando a paisagem, ao invés de ter os olhos grudados num celular.

Então, saia de casa, saia do celular, mova-se, busque pelos seus sonhos, viaje com seus filhos.

Eles se lembrarão dessa experiência e lhe amarão para sempre por isso. Plante a semente do novo, a semente do diferente, estimule as experiências novas, os estudos mostram que eles se tornarão adultos mais bem resolvidos, mais amáveis e inteligentes.

E assim nosso artigo chega ao fim…


Então, gostou das reflexões deste artigo?

Espero ter ajudado e despertado a sua vontade de conhecer novos lugares com seus filhos.

Se tiver alguma dica para compartilhar, vamos adorar! Não nos custa nada
compartilhar informações e assim podemos com pouco, ajudar muito outras pessoas.

Qualquer dúvida já sabe: basta deixar um comentário.

Não se esqueça de deixar o seu like no fim do artigo, isso ajuda a levar o nosso conteúdo a mais pessoas. Desde já, gratidão!

Para acompanhar nossas viagens em tempo real, siga-nos nas redes sociais. Lá temos atualizações diárias das nossas andanças pelo mundo, assim como fotos, dicas e links dos principais artigos aqui do Blog.

Ative as notificações do Blog, bem como se inscreva no nosso canal do YouTube para não perder as novidades.


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações. Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

parceiros

E se não quiser ter nenhum trabalho com essa organização, podemos cuidar de tudo para você.

Até mais!

Beijocas



Kenia Miranda

Brasiliense, sempre disposta a aprender e descobrir o novo, com um apreço enorme por novas culturas e costumes. Apesar de ser formada em Odontologia, está sempre buscando novos caminhos e novos aprendizados. Uma das suas frases preferidas: "Minha alma é muito livre para ficar presa seja lá no que for."

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!