" /> Saudade do tempo que terrorismo nutricional era só manga com leite - Agarre o Mundo

Saudade do tempo que terrorismo nutricional era só manga com leite

Terrorissmo nutricional, Agarre o Mundo
escrito por Sandra Hupsel

Saudade do tempo que terrorismo nutricional era só manga com leite.

E nem essa combinação faz mal, pelo contrário, dá uma vitamina gostosa e saudável.

A manga é fonte de nutrientes, como caroteno, vitamina C e fósforo, enquanto o leite é rico em proteína, cálcio, fósforo, magnésio, além de vitaminas A e D.

Você sabe como surgiu essa lenda, mantida até hoje? Ela foi criada no tempo da escravidão, pelos senhores de engenho. 

Como o leite era um produto raro e caro, exclusivo dos patrões, para evitar que os escravos consumissem o leite, já que comiam muita manga, até pela grande disponibilidade, os donos de engenho inventaram essa história.

Relação da lenda com a realidade

Usei essa lenda com a finalidade de exemplificar algo sério que vem ganhando espaço na área da nutrição, “a epidemia do terrorismo nutricional”.

Assim, uma história sustentada por fundamentos inconsistentes, onde muitos alimentos são vilões e outros são mocinhos. A princípio, a vilã era a gordura, depois foi o carboidrato, seguidos pelo glúten, lactose e agora, a frutose, o “açúcar” das frutas.

Comer-sem-medo, Terrorismo nutricional, Agarre o Mundo

O terrorismo nutricional não considera a fome, a saciedade e as suas vontades, mas sim as regras impostas por uma cultura de informação dicotômica, ou seja, “o proibido” versus “o permitido”.

Uma ideia comum entre os adeptos de dietas restritivas e validado por uma enxurrada de “especialistas”, inclusive nutricionistas.

Todavia, já são anos demonizando alimentos e alguns nutrientes, ao mesmo tempo, enaltecendo outros e desenvolvendo novos produtos alimentícios “mais saudáveis”.

Assim como o mundo mudou, a alimentação também, além da maneira de lidarmos com o alimento, que foi mudada e nunca tivemos tantas pessoas temerosas em relação a comida.

Conforme as coisas vão mudando, as atitudes também e as empresas vão se adaptando no que oferecer aos clientes.

Aliás, veja como a Disney tem feito isso, lendo o nosso artigo sobre a Disney e comida vegana.

Ao mesmo tempo, a incidência de doenças como obesidade, câncer, transtornos psicológicos e alimentares só vem aumentando.

Comer, algo que é, sobretudo, tão essencial para sobrevivência, tornou-se perigoso, assim como um fator desencadeante para ansiedade, estresse e sentimento de culpa.

Enquanto nos perguntamos: De onde surge tanto absurdo?

Decerto, apareceu do mesmo lugar que surgiram ou surgem vários outros absurdos. Ou seja, vem do interesse da indústria em lucrar “um pouco” mais, impulsionado por alguns profissionais da área de saúde e também por celebridades e blogueiros que vivem de likes e os milhões gerados por eles.

A saber, a American Dietetic Association (ADA) estabelece que o padrão geral de alimentos ingeridos é o foco principal numa alimentação saudável.

Todos os alimentos se enquadram nesse padrão, desde que consumidos moderadamente e com porções adequadas.

Segundo a ADA, o valor de um alimento deve ser determinado de acordo com o contexto da dieta como um todo, porque rotular os alimentos como bons ou ruins pode desencadear comportamentos não saudáveis.

Entretanto, abordagens alternativas podem ser necessárias em algumas condições de saúde.

Aliás, restringir sua alimentação apenas aos alimentos ditos “permitidos” não faz você mais saudável.

Mais informações: ADA

Alimentos “saudáveis”

Alimentos vilões e mocinhos, terrorismo nutricional, Agarre o Mundo

Com toda certeza, o “ser saudável” também abrange nossa relação com a comida, além de outros aspectos.

Restrição de qualquer alimento só tem fundamento quando existe alguma doença e, mesmo assim, com o apoio de um profissional capacitado.

Ou então, quando for uma opção de vida sem nenhuma ligação com dieta ou transtorno alimentar. Ou seja, deveria ser evitado este terrorismo nutricional.

Todos os nutricionistas e profissionais da saúde devem orientar uma alimentação que siga as recomendações nutricionais. 

Então, como seria a forma perfeita de comer? Na minha opinião não existe forma perfeita! 

As práticas alimentares são dinâmicas e influenciadas por fatores, como preferências de gosto e comida, questões de peso, saúde, estilo de vida, economia, meio ambiente, por fim e não menos importante influências culturais.

É claro, se a pessoa tem alto consumo de alimentos processados, assim também como açúcar, como gordura e/ou baixo consumo de frutas, legumes, grãos, com toda certeza ela deve passar por uma reeducação alimentar com um nutricionista.

Atenção, não estou estabelecendo uma diretriz, mas sim, esclarecendo para o público leigo, também para aqueles que estão confusos em relação a alimentação e ainda para aqueles que absorvem muitas informações destoantes e sensacionalistas, que os alimentos devem ser vistos de outra forma.

Para viver melhor e de forma mais feliz e intensa, vamos reavaliar a nossa relação com os alimentos! 

E principalmente, não deixe convencer você que precisa ter medo dos alimentos.

Alimentos Saudáveis, terrorismo nutricional, Agarre o Mundo

Comer além de ser um dos prazeres da vida, é antes de tudo, uma forma de convívio social.

Dietas da moda passam, mas sua saúde fica…Fica prejudicada!

E assim nosso artigo chega ao fim…


E aí? Gostou do artigo? Você também acredita que o terrorismo nutricional vem bagunçando a cabeça de muitas pessoas?

Se tiver alguma dica para compartilhar, vamos adorar! Não esqueça de deixar o seu like no fim do artigo, isso ajuda a levar nosso conteúdo a mais pessoas.

Para acompanhar nossas viagens em tempo real, siga-nos nas redes sociais. Lá temos atualizações diárias das nossas andanças pelo mundo, assim como fotos, dicas e links dos principais artigos aqui do Blog.

Qualquer dúvida já sabe: basta deixar um comentário.

Ative as notificações do Blog, bem como se inscreva no nosso canal do YouTube para não perder as novidades!


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações.

Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

Parceiros Agarre o Mundo

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais



Sandra Hupsel

Baiana, mora em Salvador. Sensível e curiosa, gosta de ler e estudar sobre vários assuntos. Especialista em nutrição clínica e oncológica. Sempre gostou de viajar e após experiências negativas com os pacotes prontos de viagem, passou a organizar suas próprias viagens, de familiares e amigos. "Se faz sentir, faz sentido,"

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!