" /> Liubliana: a apaixonante capital da Eslovênia - Agarre o Mundo

Liubliana: a apaixonante capital da Eslovênia

Passeio-de-barco-em-Liubliana, Eslovênia
escrito por Kenia Miranda

Liubliana, a capital da Eslovênia, uma cidade tão apaixonante, começando pelo seu nome, que significa “ente querido” ou “amado”, assim sendo, você só tem uma saída, se apaixonar.

Com esse guia, vou falar das principais atrações da cidade tão alegre, linda e apaixonante.

Mesmo que Liubliana seja a maior cidade Eslovena, ainda tem o título de menor capital europeia.

Quer um bom motivo para visitar a cidade? É a capital mais barata da Europa. Mas não se concentre apenas nisso, existem tantos outros motivos como clima ameno, excelente gastronomia, natureza exuberante e ótimas atrações culturais.

Com tudo isso, Liubliana não ficará fora da sua lista de lugares para se conhecer antes de morrer, assim como a sua maravilhosa vizinha Bled e a hipnotizante Caverna de Postojna.

Capital Verde Europeia

A linda Liubliana, em esloveno Ljubljana, é conhecida por suas inúmeras pontes sobre o Rio Ljubljanica, a saber, são 17 pontes no total.

Tiago admirando o rio Liubljanica no centro de Liubliana.
Tiago admirando o rio Ljubljanica no centro de Liubliana.

A cidade foi eleita a Capital Verde Europeia 2016. Embora a cidade tenha 75% do seu território de área verde, não pense você que ela foi eleita apenas por causa dos seus parques e da vegetação abundante.

Vamos falar um pouco sobre o titulo de ‘Capital Verde Europeia’. Algumas cidades da Europa propuseram à União Europeia (UE) a criação de um prêmio para o reconhecimento das cidades que lideravam no desenvolvimento de projetos sustentáveis, e dessa maneira, melhorasse a qualidade do ambiente urbano.

Assim foi criado o prêmio “Capital Vede Europeia”, que além de melhorar os padrões de qualidade do ambiente ainda se tornam exemplos para outras cidades.

O trabalho desta cidade se iniciou em 2010, uma vez que a cidade implantou medidas para preservar as suas áreas verdes, que representavam 75% do seu território.

Medidas como a proteção de bosques e a construção de parques urbanos, por exemplo, já teria um grande impacto na qualidade de vida da população.

Entretanto, o governo e a população de Liubliana foram além, eles se destacaram pelo sistema de tratamento das águas residuais e dejetos, pela revitalização de bairros industriais e pela conservação dos muros do Rio Sava. Hoje é a “praia” dos moradores de Liubliana.

Conservação dos muros do Rio Sava, Liubliana.
“Praia” dos moradores de Liubliana.

Todas as modificações em prol da melhoria do ambiente só aconteceram porque existe uma imensa participação popular. A população se conscientizou da importância do consumo necessário, nesse sentido, aprenderam a compartilhar as coisas comuns, sejam livros ou bicicletas.

Compartilhamento cívico

Você já ouviu falar de compartilhamento cívico? Olha que boa ideia eles tiveram.

Em contraste com o consumismo desenfreado, os eslovenos compartilham e não compram materiais que fariam uso apenas uma vez, como ferramentas e alguns eletrodomésticos.

De tal forma que reduz a emissão de carbono na produção destes aparelhos; além disso, as pessoas ainda economizam na compra de coisas que usariam poucas vezes na vida.

Incrível, você não acha? Mas tudo parte da educação da população para se viver numa cidade mais limpa e sustentável. De tal forma que apostam nas seguintes palavras para o futuro: reaproveitar, compartilhar, consertar.

Quanto tempo ficar?

Você verá que a cidade é pequena, podendo ser conhecida num único dia, mas não faça isso, tenho certeza que se ficar ao menos dois dias, sentirá a energia deste lugar tão mágico. Cidades assim valem muito a visita, principalmente se percorrer com toda calma.

Dragão de Liubliana

O Dragão é o símbolo da cidade, desta forma você o verá não apenas nas várias esculturas espalhadas por suas ruas, mas também no brasão do clube de futebol, no brasão de Liubliana e ainda na Bandeira eslovena.

Segundo a lenda, Jasão e os Argonautas, que eram heróis mitológicos gregos, durante o inverno, estavam na região, quando foram atacados por um dragão, que sobrevoou o acampamento, em seguida, ateou fogo em tudo e ainda comeu alguns gregos. Jasão decidiu então matar o dragão e proteger todo mundo. Pegou seu barco e seguiu o curso do rio até encontrar o lar do monstro, depois mandou sua amada feiticeira usar sua porção, que fez o dragão dormir, então depois o matou.

Talvez por ser uma enorme covardia matar um dragão adormecido, sem ter ao menos uma luta, essa lenda pode ter sofrido algumas modificações, dessa forma, em outros lugares ouvi a seguinte versão:

Segundo a lenda, Jasão e os Argonautas, que eram heróis mitológicos gregos, durante o inverno, estavam na região, quando foram atacados por um dragão, que sobrevoou o acampamento, em seguida, ateou fogo em tudo e ainda comeu alguns gregos. Jasão decidiu então matar o dragão e proteger todo mundo. Depois que lutaram, de forma intensa, Jasão, um dos heróis, matou o Dragão e no mesmo lugar fundou a cidade de Liubliana.

Dragões em Liubliana é o que não falta. Na entrada do Castelo de Liubliana.
Dragão na entrada do Castelo de Liubliana.

O que torna Liubliana tão especial?

Não existe um motivo, mas vários motivos para ser uma cidade tão mágica e tranquila, e ainda com uma excelente qualidade de vida.

Água

A cidade estimula o consumo de água da torneira, em virtude de oferecerem a população uma água de excelente qualidade. Dessa forma, foram construídas fontes públicas de água em vários pontos da capital.

Não apenas existem várias fontes, como também um aplicativo de telefone (TAP WATER LJUBLJANA), que ajuda encontrar a fonte mais perto de você.

Então se estiver em Liubliana não se esqueça de carregar a sua garrafinha. Principalmente no verão intenso, e saiba que a água da fonte sai bem geladinha, uma boa maneira para se refrescar.

Sofia bebendo água em uma das tantas fontes de Liubliana.
Sofia bebendo água em uma das tantas fontes de Liubliana.

O calor estava tão forte (37ºC) que o Tiago não apenas queria beber água, na verdade ele queria mesmo era tomar um banho, ali mesmo na praça.

Aventura

Se a sua praia é aventura, então prepare-se, muitas são as modalidades de diversão espalhadas pela cidade, desde pequenas caminhadas nos diversos parques existentes, até longas trilhas, como os 34 quilômetros de trilha do Caminho da Lembrança e Camaradagem.

O Rio Ljubljanica não está ali somente para deixar a cidade mais linda, sobretudo várias atividades são estimuladas a serem praticadas nele, como stand-up paddle e Kayak.

Existem vários passeios que você pode desfrutar e que lhe proporcionarão ver a cidade de vários ângulos, ou seja, fazendo uma bela caminhada, um tour de bike, um tour de barco ou um tour num trenzinho elétrico.  

E se você quiser, pode se afastar um pouco da cidade, com a finalidade de realizar atividades mais que prazerosas, como rafting, tirolesas, caminhadas pelo pântano ou pelos Alpes. 

Se você gosta mesmo de praticar ciclismo, a saber, existem muitas trilhas para você também.

Transporte

Você consegue imaginar o centro de uma capital brasileira, onde não é permitido passar carros?

Anteriormente o centro da cidade de Liubliana era como qualquer outro centro de capital, entretanto com o Plano de Mobilidade Sustentável, o centro da cidade é hoje, uma zona ecológica dedicada a pedestres e ciclistas, isso torna o ambiente muito mais limpo e saudável de se respirar.

Claro, que a cidade de Liubliana é pequena se comparada com as capitais brasileiras, mas seria o máximo, você não acha?

Daí você pode pensar, em contrapartida, e as pessoas idosas? E as pessoas que tem dificuldade de locomoção, as mães com filhos pequenos que precisam fazer compras no centro da cidade, como fazem?

Se você ainda não se convenceu das maravilhas de se viver num lugar assim, se convencerá, depois que eu contar mais um cuidado que o governo tem com a população.

Existe em Liubliana, um veículo elétrico, chamado Kavalir, para ajudar as pessoas acima citadas, elas fazem uma ligação e em seguida esse veículo vai até elas para ajudá-las, detalhe, sem custo nenhum, independente da nacionalidade.

Carro Kavalir em Liubliana
Foto: Volker Hoffmann

Cafés e restaurantes

As principais atrações turísticas estão localizadas no centro da cidade, por certo, o mesmo acontece com seus bares e restaurantes, muitos localizados ao longo do rio Ljubljanica.

Bares e restaurantes ao longo do Rio Liubljanica.
Bares e restaurantes ao longo do Rio Liubljanica, com a igreja Franciscana da Anunciação ao fundo.

O verão na Europa é maravilhoso, não apenas, por que os dias ficam mais longos e assim você se diverte mais; sobretudo por ser mais confortável andar com roupas mais leves, além disso, você pode fazer várias atividades ao ar livre. Claro que você pode preferir o inverno, mas eu amo o verão.

Um passeio durante o dia em Liubliana, já é possível sentir a energia alegre do local, mas a noite o passeio pelo centro fica ainda mais divertido.

Primeiramente, porque os bares e restaurantes estão com suas mesas dispostas na parte externa, com música ao vivo em muitos deles.

Em segundo lugar a cidade fica toda iluminada destacando ainda mais sua arquitetura e beleza. De tal forma que você não somente poderá se deliciar com a culinária eslovena, como também acompanhar a dinâmica da cidade.

Pontes

O Rio Ljubljanica é a alma da cidade, em outras palavras, ele atravessa o centro da cidade e por onde passa, vai dando seu toque de charme.

Semelhantemente, suas elegantes pontes e caminhos arborizados ganham o coração dos turistas e locais, dado que vários bares e restaurantes se localizam nas suas marginais.

Entre tantas pontes existentes na cidade, seis delas estão localizadas no centro da cidade e três delas, com toda certeza, você atravessará:

  • Zmajski most’ ou Ponte do Dragão é a mais famosa, com suas quatro estátuas de Dragão.
Escultura do dragão na ponte dos dragões em Liubliana.
Um dos Dragões na ponte dos dragões em Liubliana.
  • Mesarski most’ ou Ponte dos Açougueiros foi construída em 2010, também conhecida como a ’ ponte do amor’, por conta dos seus diversos cadeados pendurados em sua estrutura.
Ponte dos Açougueiros em Liubliana.
Ponte dos Açougueiros ao fundo.
  • Tromostovje ou Ponte Tripla é o conjunto de três pontes, uma ao lado da outra, localizadas na praça principal da cidade, a Praça Prešeren. A primeira ponte a ser construída foi a do meio por onde passava o Tram, entretanto hoje só passam bicicletas e pequenos carros elétricos, como o Kavalir.

Por que três pontes? O arquiteto Jože Plečnik responsável por várias obras na cidade também foi responsável pela ponte tripla; ao invés de demolir a ponte principal optou-se pela construção de mais duas pontes ao lado dela e assim ficou.

Analisando a dinâmica da cidade hoje, acho até que uma única ponte não suportaria o fluxo de pessoas que passam por ali.

Igreja Franciscana de Anunciação

A Igreja Franciscana da Anunciação fica em frente à ponte tripla, localizada na praça central, PresernovTrg. A sua fachada é bela, mesmo que você não seja amante de igrejas, não deixe de entrar. A igreja é linda; e o fato de ser toda vermelha por fora, dá toda uma cor na cidade e confira como é bonita por dentro também.

Catedral de São Nicolau de Liubliana

Uma igreja linda por fora, mas estava fechada quando passamos e assim não a conhecemos por dentro.

Catedral de São Nicolau de Liubliana.
Catedral de São Nicolau de Liubliana.

Fonte Robba

Uma fonte barroca conhecida como a Fonte dos três Carniolanos, construída em 1743, pelo escultor Francesco Robba.

Fonte Robba em Liubliana.
Fonte Robba em Liubliana.

Castelo de Liubliana

Castelo de Ljubljana, com mais de 900 anos, possui uma vista belíssima da cidade que já compensa o passeio, além do museu de história da Eslovênia e várias salas históricas.

Localizada em uma colina logo acima da cidade medieval. Pode-se ir até lá a pé, de funicular ou num trenzinho elétrico turístico, que sai do centro da cidade.

O castelo foi modificado ao longo dos anos, perdendo um pouco das características de construção inicial, mas vale a visita. O seu ponto alto é a torre de observação, antiga torre de tortura.

Vista da cidade do mirante do Castelo de Liubliana.
Vista da cidade do mirante do Castelo de Liubliana.

Antes de subir no mirante tem umas salas, me pareceu uma visita meio macabra, dentro de uma dessas salas mostradas na foto abaixo, tem uma porta fechada e sai um som de uma pessoa gritando, como se estivesse sendo torturada.

No primeiro dia subimos caminhando, e descemos de teleférico, entretanto, se você tem dificuldade de mobilidade, não escolha esta opção. Vá de trenzinho ou teleférico.

O trenzinho turístico passa por todos os pontos de interesse da cidade, enquanto vai lhe explicando sobre cada ponto.

Mas ele não dá tempo suficiente para descer e visitar o interior do castelo e no retorno embarcar novamente no trem, então suba e desça até o castelo de teleférico quando for realmente visitá-lo por dentro.

Trenzinho elétrico turístico que percorre toda a cidade de Liubliana.
Trenzinho elétrico turístico que percorre toda a cidade.

Link para mais informações sobre os horários de funcionamento do castelo.

Mercado central

Quem viaja e vai atrás de um mercado central? Euzinha.

Sempre faço isso. Primeiro por gostar de ver onde os locais compram seus alimentos, segundo porque quando estou em outro país gosto de comer as frutas que vendem naquela região; provar frutas novas é sempre uma deliciosa experiência.

Prédio mais colorido de Liubliana

Não tem como passar despercebido por esse prédio tão colorido e com desenhos geométricos em suas janelas. Esse prédio pertence a um banco, mas na verdade parece uma casa de boneca.

Prédio mais colorido de Liubliana, na verdade é um banco.
Banco de Liubliana com uma arquitetura diferente e colorida.

Como chegar a Liubliana

O seu pequeno aeroporto fica a 25 km do centro da cidade, dessa forma, o deslocamento até o centro da cidade pode ser realizado de táxi ou de ônibus.

Se você estiver de carro em outro país e resolver ir até a Eslovênia, não se esqueça de comprar o selo (Vignette) para colar no vidro do carro, o valor varia de acordo com o número de dias que permanecerá no país.

O Vignette é vendido nas lojas de conveniência dos postos de gasolina na estrada. Isso lhe permitirá percorrer as estradas sem problemas, caso contrário e certamente, pagará uma bela multa ao se despedir do país.

Vignette, selo para transitar dentro da Eslovênia vindo de outro país.
Vignette, selo para transitar dentro da Eslovênia com carro de outro país.

Onde ficar em Liubliana

Ficarmos no Intercontinental e simplesmente amamos, pois ficava bem perto do centro da cidade, assim caminhamos o tempo todo. E nos dias em que o papai foi trabalhar, aproveitamos a piscina.

Intercontinental: O Hotel está próximo a Prešernov trg (Preseren square) e além do mais, é fantástico em todos os sentidos. Quartos espaçosos, uma área spa center deliciosa e convidativa para se recuperar as energias e sem falar do local onde servem o café da manhã que tem uma vista sensacional da cidade.

Intercontinental Liubliana, Eslovênia
Intercontinental

Radisson Blu Plaza Hotel Ljubljana: A primeira vez que o meu marido foi a Liubliana ficou neste hotel e super elogiou. Falou que era muito bom, próximo a Shopping Center e supermercados. Café da manhã e jantar excelentes, com grande variedade de comidas.

Radisson Blu Plaza Hotel Ljubljana
Radisson


Hotel Nox
: Apesar de ser um pouco mais distante do centro, fica bem próximo ao ponto de ônibus. É um hotel fantástico, já que é hotel boutique, onde todos os quartos são diferentes em seu design. Além disso é moderno, sofisticado e ao mesmo tempo agradável e acolhedor.

Hotel Nox, Liubliana
Hotel Nox

Aqui termina nosso tour por Liubliana…


Então, gostou das sugestões e dicas do que fazer em Liubliana? Espero ter ajudado e despertado a sua vontade de conhecer esse lugar tão lindo.

Se tiver alguma dica para compartilhar, vamos adorar! Não nos custa nada compartilhar informações e assim podemos com pouco, ajudar muito outras pessoas.

Qualquer dúvida já sabe: basta deixar um comentário.

Não se esqueça de deixar o seu like no fim do artigo, isso ajuda a levar nosso conteúdo a mais pessoas. Desde já, gratidão!

Para acompanhar nossas viagens em tempo real, siga-nos nas redes sociais. Lá temos atualizações diárias das nossas andanças pelo mundo, assim com fotos, dicas e links dos principais artigos aqui do Blog.


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações. Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

parceiros

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais



Kenia Miranda

Brasiliense, sempre disposta a aprender e descobrir o novo, com um apreço enorme por novas culturas e costumes. Apesar de ser formada em Odontologia, está sempre buscando novos caminhos e novos aprendizados. Uma das suas frases preferidas: "Minha alma é muito livre para ficar presa seja lá no que for."

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!