" /> Eslovênia, um dos países mais incríveis da Europa - Agarre o Mundo

Eslovênia, um dos países mais incríveis da Europa

escrito por Kenia Miranda

A fantástica Eslovênia: tudo que você precisa saber para ter a melhor experiência no país.

Você já pensou em conhecer a Eslovênia?

Às vezes, é comum as pessoas buscarem por destinos conhecidos e tão badalados. Assim falarão com propriedade que já visitaram Paris, Barcelona, Lisboa, Praga e assim vai.

Preste muita atenção nesta frase que vou lhe falar agora.

Na Eslovênia você pode banhar-se no mar pela manhã, bem como algum tempo depois estar entre as montanhas.

Antes de tudo, não existe mal algum nisso.

Entretanto a Europa é tão rica culturalmente, esconde lugares tão ímpares e desperta sentimentos tão bons, que não conseguimos parar de desejar mais e mais conhecer essas riquezas perdidas ou ainda não descobertas por alguns.   

Eslovênia é um país pequeno, mas muito lindo.

A Eslovênia tem um apelido de “Europa em Miniatura”

Parece um lugar de conto de fadas, principalmente por conta dos seus inúmeros castelos.

Primeiramente, posso dizer que já viajei por um bocado de lugares no mundo, mas nenhum deles ganhou tanto meu coração como a Eslovênia.

Talvez provavelmente por eu gostar tanto de natureza e esse país ocupar o terceiro lugar da Europa em termos de cobertura florestal, atrás apenas da Suécia e Finlândia.

Certamente, por ter presenciando os verdes mais verdes e azuis mais azuis em lagos e rios naturais.

Ou por ter sentido uma energia tão boa, uma alegria tão intensa neste país, tudo bem, salvo que fomos durante o verão e isso ajuda muito.

Decerto o fato de me sentir tão segura ao andar por suas ruas, teve também seu peso.

Enfim, motivos não faltam para esse país ter ocupado o primeiro lugar da minha lista. Então confira você mesmo através das fotos se esse país não é mesmo magnífico.

Informações sobre a Eslovênia

O território Esloveno fez parte de vários Impérios (Romano, Bizantino, Austro-Húngaro) e da Iugoslávia. Tornou-se independente em 1991 e então aderiu à União Europeia em 2004.

Esse pequeno país faz fronteira com Itália, Áustria, Croácia e Hungria, assim a influência destes países em sua cultura e culinária é notória.

Liubliana, Eslovênia

Apesar de ser pequeno possui atividades para todos os gostos, com lindas paisagens, como montanhas, campos, águas transparentes e cavernas.

Conforme aprendemos sobre o país, descobrimos suas maravilhas naturais.

É provável que seja um dos países mais ricos em água da Europa, com uma enorme concentração de rios e formações aquáticas subterrâneas.

Rio Soča, o mais lindo da Eslovênia

O famoso Rio Soča mostra o porquê da sua fama, inegavelmente ele é de uma beleza tão única que nos deixa desnorteados.

Como percorremos o país de carro, eu não tirava os olhos do GPS para saber onde tinha verde ou azul, ou seja, mais um rio para parar, contemplar e aumentar ainda mais a minha alegria e gratidão por estar conhecendo esse país tão fantástico.

Rio Soca, Eslovênia
Rio Soča, o rio esloveno apresentando sua beleza e transparência.

DICA: Certamente, essa é a dica mais importante sobre a Eslovênia: Mesmo fazendo fronteira com outros países que você também adoraria conhecer, reserve muitos dias para esse país tão rico de cultura e belezas naturais, você não vai se arrepender.

Liubliana: A capital da Eslovênia

Liubliana ou Ljubjana em esloveno.

Em primeiro lugar, prepare para se apaixonar por esta cidade. Uma vez que o significado do nome Liubliana é “amado” ou “ente querido”.

Por analogia, eu posso garantir que a cidade faz jus ao nome.

Em 2016, Liubliana foi eleita a Cidade Verde Europeia, por conseguinte foi a primeira capital da Europa a chegar mais perto do conceito “lixo zero”.

Então, se você quiser saber como essa iniciativa da Europa vem colaborando para a qualidade de vida da população e o que fazer em Liubliana leia o artigo Liubliana: A capital verde mais linda e interessante.

Liubliana, Eslovênia
Liubliana e suas inúmeras pontes.

Onde ficar em Liubliana

Intercontinental: O Hotel está próximo a Prešernov trg (Preseren square) e além do mais, é fantástico em todos os sentidos. Quartos espaçosos, uma área spa center deliciosa e convidativa para se recuperar as energias e sem falar do local onde servem o café da manhã que tem uma vista sensacional da cidade.

Intercontinental Liubliana, Eslovênia

Hotel Nox: Apesar de ser um pouco mais distante do centro, fica bem próximo ao ponto de ônibus. É um hotel fantástico, já que é hotel boutique, onde todos os quartos são diferentes em seu design. Além disso é moderno, sofisticado e ao mesmo tempo agradável e acolhedor.

Hotel Nox, Liubliana, Eslovênia

Bled: Com o lago mais lindo da Eslovênia

Está preparado para não querer nunca mais ir embora desta cidade, chamada de Bled? Se não, se prepare, pois a cidade é tão divina e tão mágica que será exatamente isso que vai acontecer.

Você pode até nunca ter ouvido falar da Eslovênia, não saber no mapa onde se localiza, nem saber como se chama a cidade mostrada na foto abaixo, mas com certeza já viu essa mesma imagem em algum lugar.

Vou colocar uma foto só para ilustrar a beleza do lugar. Ainda que pareça um quadro de tão linda essa paisagem, posso afirmar que é real e pessoalmente é muito mais linda.

Lago-de-Bled, Eslovênia
Bled e suas magníficas vistas do lago.

Agora se imagine parado em frente a esse lago, em seguida mergulhando em suas águas por um bom tempo. Esse com certeza é o programa de muitos moradores de Bled e também dos turistas que sabem aproveitar não apenas a culinária e os centros históricos da região.

Saiba que essa imagem vai entrar no seu subconsciente, como resultado você pesquisará mais e mais sobre a região. Mas não ache que não ajudarei nisso, pois trago também um artigo só sobre Bled: A cidade que possui o lago mais lindo da Europa.

E quando for planejar a sua próxima viagem, sem dúvida você pensará: Porque não conhecer a cidade de Bled?

E no momento em que for decidir, irá se lembrar que a Eslovênia é o país mais barato para se visitar na Europa.

Não deixe de ler sobre todas as maravilhas que a Bled oferece, preparei um post, sem sombra de dúvidas é o mais lindo de todos em minha opinião.

Onde ficar em Bled

Grand Hotel Toplice: O Hotel fica muito bem localizado, ou seja, com uma excelente vista do lago de Bled, de águas verde-esmeralda, além se ser possível visualizar o imponente Monte Triglav, o belo castelo medieval e uma antiga igreja barroca.

Grand Hotel Toplice, Bled, Eslovênia

Vila Bled: Um hotel clássico, na beira do lago. Uma coisa legal aqui é que eles tem barcos próprios disponíveis para os hóspedes. Além disso, o café da manhã é servido em uma varanda com vista para o lago.

Vila Bled, Eslovênia

Bohinj Lake: Um lago para chamar de seu.

Bohinj é um vilarejo que se localiza a 30 km de Bled. Mas você pode me perguntar, vale a pena sair de Bled e visitar Bohinj? A minha resposta será, com toda certeza que sim.

Ele não apenas possui um lago Bohinj, tão lindo quanto o de Bled e muito maior que este. Sendo também o lago mais fundo do país, além de estar cercado por montanhas e muito verde.

Ele é um lago tão grande, por isso você pode escolher um pedacinho dele para chamar de seu. Por conta do seu tamanho, não tem como ficar tão lotado de turistas e moradores disputando um lugar ao sol.

Certamente existem agências que ofereçam o passeio partindo de Bled. Mas se você estiver de carro, não perca tempo, vá até lá.

Não só faça uma visita rápida a região, mas também aproveite o dia para usufruir deste lago maravilhoso, seja, dando um belo mergulho (possível no verão), ou alugando um Kaiak, SUP, pequenos botes, ou apenas se sentando numa toalha para tomar sol.

Os Eslovenos sabem aproveitar o verão como ninguém, pois conhecem as maravilhas que têm em seu quintal, ou melhor, em seu território.

Bohnij, Eslovênia
Atividades realizadas no Lago Bohinj.

Onde ficar em Bohinj

Hotel Jezero: Um grande hotel perto do lago e também perto de lojas locais e cafés. Com vista para o lago de Bohinj e para as montanhas.

Jezero Hotel, Bohinj, Eslovênia

Bohinj Eco Hotel: Quem fica no hotel pode também aproveitar o Acqua Park, com piscina interna e com toboágua, além da piscina externa. Uma tranquilidade de lugar e com muita opção de esportes nas trilhas e no lago Bohinj.

Bohinj Eco Hotel, Eslovênia

Parque Nacional Triglav: Ideal para amantes de aventuras

A saber, é a reserva ecológica mais antiga da Europa, onde se localiza a montanha mais alta da Eslovênia, o monte Triglav, com 2864 metros de altitude.

Esta área do parque é utilizada tanto no verão com atividades de ecoturismo, quanto no inverno, pois tem as famosas estações de esqui.

Se você é amante de trekkings e outras atividades ao ar livre, saiba que essa região está ali esperando por você, só para exemplificar, os eslovenos costumam subir e descer o Triglav, um passeio não tão leve, que dura mais ou menos 12 horas.

Existe um ditado na região que diz que os eslovenos precisam subir o Triglav pelo menos uma vez na vida, é provável que depois da primeira, dificilmente subam uma segunda vez. (risos)

É comum ver pessoas subindo o Parque Nacional Triglav, não só, bem como famílias inteiras, inclusive com seus filhos e até com bebê. Lá em cima passam a noite em abrigos bem confortáveis, a menos que tenha disposição para subir e descer numa única levada.

Agora se você não tem preparo físico ou não é tão aventureiro para passar 12 horas caminhando é possível pegar um teleférico usado no verão ou no inverno. Vejam como é alto e como o lago de Bohinj é lindo visto de cima.

Para você ter noção da altura, gastamos exatos 3 minutos e 26 segundos para chegar ao alto da montanha, e nem era tão lento o teleférico. Os ouvidos sentem um pouco a pressão na subida e descida, mas nada que incomode muito.

Centro de esqui Vogel

Lá no alto tem uma estação de esqui chamado Centro de Esqui Vogel de onde você avistará as montanhas sem ter que olhar para cima.

Vogel, Eslovênia
Estação de esqui Vogel, o alto da Montanha, localizado no Parque Nacional de Triglav.

É uma montanha mesmo alta, fomos de teleférico, pois eu não havia levado os tênis ideais para subir caminhando. (risos)

Até parece brincadeira, mas meus tênis fizeram mesmo falta nesta viagem, com tantas aventuras na natureza.

No alto da montanha tem um restaurante com vista não só para o lago, mas também com vista para a montanha, é um lugar super gostoso para passar à tarde.

Vintgar Gorge: Você em contato com a natureza

A garganta de Vintgar é surpreendentemente uma das formações naturais mais bonitas do país.

É um desfiladeiro por onde passa o Rio Radovna, assim como todos os rios que vi na Eslovênia, esse também possui um verde esmeralda lindo de se ver.

A trilha é de 1,6 km, mas sem muita dificuldade de acesso, pois todo o percurso é feito em um caminho de madeira. Mas atenção, pois existem várias escadas ao longo do caminho, logo cadeira de rodas e carrinho de bebê não são aconselháveis.

Momento pitaco: A garganta de Vintgar é linda sim, mas se tiver poucos dias, opte por aproveitar mais Bled, pois aquela imagem do lago azul nunca mais sairá da sua cabeça.

Caverna de Postojna: A mais visitada da Eslovênia

Outras maravilhas da Eslovênia são as suas cavernas.

A Caverna de Postojna é, sem dúvida, a mais visitada em toda a Europa, em virtude do seu tamanho e da sua história, já recebeu mais de 35 milhões de turistas nos últimos 188 anos, agora pare um pouco e imagine esses números. É pouco ou quer mais?

É um lugar grandioso, mas apesar de ter 24 km de percurso, apenas 5 km são para visitação, sendo apenas uma pequena parte feita a pé, e outra feita num trenzinho.

O tour é todo guiado. Para que você possa usufruir do aprendizado, opte por acompanhar um tour em inglês. Ou então, pague um pouco mais e tenha um áudio-tour em português. .

Caverna de Postojna, Eslovênia
A enorme caverna de Postojna.

Dica: não esqueça a sua blusa de frio, pois lá embaixo faz mesmo muito frio.

Se quiser saber um pouco mais sobre essa caverna leia o artigo, Caverna de Postojna.

Onde ficar em Postojna

Postojna Cave Hotel Jama: Com toda a certeza melhor coisa deste hotel é a sua localização, pois é perfeita para desfrutar e relaxar na bela natureza circundante, o parque, a caverna. Além disso, o hóspede tem desconto na estrada da caverna.

Postjona Cave Hotel Jama, Eslovênia

Castelo de Predjama

Você já pensou em conhecer o maior castelo-caverna do mundo, segundo o Guinnes?

Então, saiba que ele está na Eslovênia.

É uma impressionante construção medieval do século 13, localizada no interior de uma rocha de 123 metros de altura. Mesmo que você decida não entrar no castelo, vale a visita até pela sua originalidade.

Castelo-de-Predijama, Eslovênia
O impressionante Castelo de Predjama, incrustado numa rocha de 123 metros de altura.

Existe abaixo do castelo uma caverna, mas atenção, caso você já tenha visitado a caverna de Postojna esta se tornará bem sem graça.

Caverna-castelo-de-predijama, Eslovênia
Caverna do Castelo de Predjama, moradia dos morceguinhos.

Onde ficar próximo a Predjama

Hotel Kras: A localização entre Postojna e Predjama é pequena, então saiba que este hotel também fica em Postojna e aqui está por ser mais acessível.

Encontra-se a cerca de 1 km a pé das grutas, uma caminhada bem agradável de 20 minutos.

Hotel Kras, Postojna, Eslovênia

E assim nosso artigo chega ao fim…


E aí? Gostou do artigo? Você já ouviu falar da Eslovênia? Você já visitou a Eslovênia?

Se tiver alguma dica para compartilhar, vamos adorar! Não nos custa nada compartilhar informações e assim podemos com pouco ajudar muito outras pessoas.

Qualquer dúvida já sabe: basta deixar um comentário.

Não se esqueça de deixar o seu like no fim do artigo, isso ajuda a levar nosso conteúdo a mais pessoas. Desde já, gratidão!

Para acompanhar nossas viagens em tempo real, siga-nos nas redes sociais. Lá temos atualizações diárias das nossas andanças pelo mundo, assim com fotos, dicas e links dos principais artigos aqui do Blog.


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações. Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

parceiros

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais



Kenia Miranda

Brasiliense, sempre disposta a aprender e descobrir o novo, com um apreço enorme por novas culturas e costumes. Apesar de ser formada em Odontologia, está sempre buscando novos caminhos e novos aprendizados. Uma das suas frases preferidas: "Minha alma é muito livre para ficar presa seja lá no que for."

Veja também

Compartilhe


2 comentários em “Eslovênia, um dos países mais incríveis da Europa

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!