" /> A Caverna de Postojna com sua beleza hipnotizante - Agarre o Mundo

A Caverna de Postojna com sua beleza hipnotizante

escrito por Kenia Miranda

Já pensou em conhecer uma caverna milenar? Vou lhe contar a incrível história da Caverna de Postojna, que com sua beleza hipnotizante, vai lhe tirar o fôlego.

A Eslovênia é um país tão rico de maravilhas naturais, com montanhas, lagos, ilhas, florestas e cavernas que vale mesmo uma visita, duas ou quantas você quiser.

Se acaso eu lhe pedir para pensar numa caverna, com toda certeza, você imaginará um lugar escuro em que talvez sinta até um pouco de falta de ar.

Do mesmo modo, se alguém lhe convidasse para entrar numa caverna (não sendo você um adolescente que topa qualquer aventura), você pensaria duas vezes, avaliaria o risco e só depois decidiria se gostaria de entrar ou não.

Confesso que eu também pensei da mesma forma; aliás, até cogitei a possibilidade de tirar essa caverna do roteiro. Mas ainda bem que mudei de ideia, fui conhecer a caverna e agora venho lhe falar dos encantos e curiosidades deste incrível local.

O país das cavernas

Existem na Eslovênia 11 mil cavernas, entretanto apenas 26 podem ser visitadas, sendo a Caverna de Postjana a mais famosa. No decorrer da leitura você entenderá o porquê da fama, bem como o porquê da visita ser indispensável.

A Caverna de Postojna fica localizada a 59 km de Ljublijana – Eslovênia, mas você pode realizar o passeio caso esteja em algumas cidades próximas, como Trieste – Itália a 45 km de distância, Rijeka – Croácia a 63 km de distância.

Localização da Caverna de Postojna

No Brasil, nós estamos acostumados a percorrer longas distâncias, pelo menos, eu estou. Faço fácil, fácil mil quilômetros de carro. Então mesmo partindo de algumas cidades “mais” distantes, como Zagreb-Croácia (190 km) ou Veneza-Itália (200 km), vale o deslocamento.

Sempre que buscamos conhecer um local, procuramos alguma motivação. Como comentei anteriormente, não fiquei a mais empolgada de cara. Entretanto, como li muito sobre a caverna de Postojna mudei para o modo “quero ver eu mesma”. E convido você para nos acompanhar nessa aventura.

Alerta: Nenhuma foto conseguirá mostrar a grandiosidade do lugar.

Após a visita, posso então lhe garantir que nada do que li chega perto do que vi e senti na visita dentro desta caverna. Olhe o porquê deste lugar ter me surpreendido tanto:

  • Eu não tinha a noção da dimensão dela, posto que, é a maior caverna turística da Europa.
  • A menos que se descubra outra, é a segunda maior do mundo.
  • Essa caverna foi aberta para visitação há 200 anos.
  • Por consequência, já recebeu mais de 38 milhões de visitantes (2019), isso mesmo! É muito turista, não acha?
  • Possui uma rede subterrânea com 24 km de extensão. Calma! Afinal, apenas 5 km são percorridos na visitação, sendo 3,5 km percorridos com um trenzinho e 1,5 km a pé.
  • A caverna tem uma ferrovia, aliás, a primeira construída dentro de uma caverna subterrânea.
  • Por fim, vive dentro dela uma espécie de salamandra albina que só existe ali.

A história da Caverna de Postojna

Há mais de 3 milhões de anos passava por ali o Rio Pivka, no entanto, com a extinção do lençol freático surgiram esculturas naturais nas rochas calcárias.

Acredita-se que esta caverna foi descoberta no século XVII, em contrapartida, já foram encontradas pichações em suas paredes datadas de 1213.

De maneira acidental, em 1818, uma nova parte da caverna foi descoberta. Em seguida, mais ou menos, um ano depois ela foi aberta ao público.

Em 1884 instalaram iluminação elétrica e em 1872 os trilhos para o trem foram adicionados, às vezes, acredito que algumas populações estavam à frente de seu tempo.

Mas antes, esses trens eram puxados pelos guias e só em 1945 instalaram os trens elétricos.

Pensamentos que carregamos

A sensação de estar dentro de uma caverna com uma profundidade de 115 metros mexeu com a minha cabeça, assim, eu me peguei respirando fundo várias vezes com a sensação que estava ficando sem ar.

Primeiramente, o pensamento de ficar presa ali me veio à cabeça. Em suma, coisas que carregamos conosco quando assistimos alguns episódios, reais ou fictícios, que se passaram no interior de cavernas. (risos)

Rapidamente mudei o rumo dos pensamentos para que pudesse aprender tudo que poderia sobre aquele lugar tão mágico. Contudo, não pense você que passará apertado em túneis escuros e claustrofóbicos.

O lugar é bem amplo e muito bem iluminado, enfim, não faltará ar para ninguém. É um mundo tão novo, diferente e escondido que certamente, vai levar você a refletir sobre as maravilhas deste mundo.

Dentro da caverna de Postojna

A caverna possui enormes salões de formação natural em rochas calcárias. No decorrer do percurso com o trenzinho, surpreendentemente, passamos por um salão de 3 mil metros quadrados com um lustre gigante no centro.

Esse salão é capaz de acomodar 10 mil pessoas e porque não aproveitar o espaço para realizar uma bela festa.

Decerto, que também pensaram nisso e vários concertos já aconteceram neste salão. Principalmente por conta da acústica do salão que é incrível, o eco dentro dele dura 6 segundos.

A temperatura interna é de 10 graus, então não se esqueça de levar o seu agasalho. Se acaso esquecer, poderá comprar um no local ou alugar por 7 euros bem na entrada da caverna, antes de chegar ao trenzinho.

Se achar que 10 graus são confortáveis para você, igualmente lembre-se que além da temperatura o local é bem úmido.

O inferno do fogo na caverna de Postojna

No início do tour é possível observar a caverna com as paredes pretas, talvez você nem perceba essa coloração, na ansiedade de conhecer esse mundo subterrâneo.

O que aconteceu foi o seguinte, durante a Segunda Guerra Mundial os nazistas esconderam dentro da caverna barris de combustível para as aeronaves.

Entretanto, quando os eslovenos os encontraram, colocaram fogo neste combustível. E assim, tudo se pôs a queimar. Afinal, era tanto combustível que a caverna ardeu em fogo por mais ou menos 7 dias seguidos.  

Assim que o fogo cessou foi possível verificar que o mesmo havia causado destruição em uma parte da caverna, além de deixar a marca da história em suas paredes.

Trajeto

O trajeto é todo iluminado, embora existam degraus, rampas e pontes, ninguém se perderá dentro da caverna de Postojna.

O tour guiado pode ser feito em esloveno, alemão, inglês ou italiano. Então, atenção a fila que você deve ficar.

Com o intuito de acompanhar melhor todas as informações fornecidas pelo guia, você pode utilizar o áudio-guia, que tem em 17 idiomas, inclusive o português do Brasil.

Isso tem um custo adicional, mas se você não quer perder nenhuma informação, talvez seja interessante.

Destaques da Caverna de Postojna

Estudando geologia: Enfim, o que são Estalagmites e Estalactites?

As Estalagmites são as formações que crescem do chão para cima.

Estalagmites dentro da Caverna de Postojna.
Sofia aprendendo sobre as formações dentro da caverna.

Enquanto as Estalactites pendem do teto na forma de cones pontudos.

Estalactites- Caverna de Postojna.

De fato, ambas as formações são resultado do gotejamento de água das paredes das cavernas. Cada área da caverna tem uma denominação de acordo com as formas e cores das formações rochosas.

“O salão vermelho”- rochas avermelhadas

Salão vermelho - Caverna de Postojna.

“Brilhante”

Uma estalagmite de 5 metros de altura.

Brilhante - Caverna de Postojna.

Espaguete – galeria dos Órgãos de Tubos.

Galeria do orgãos - Caverna de Postojna.

Conhecendo o Proteus

A saber, existe dentro da caverna aproximadamente 150 espécies de animais, mas uma destas espécies é bem famosa.

O Proteus Anguinus é um animal de aparência estranha, parecido com uma salamandra, cego, albino e acima de tudo completamente adaptado a vida no escuro.

É um anfíbio e também chamado de “peixe humano”, porque tem a pele parecida com a do homem.

Os eslovenos gostam mesmo de dragões, você os verão em várias cidades, em brasões e em bandeiras. Leia o artigo sobre Liubliana e verá como eles curtem um dragãozinho.

No século 17, eventualmente, quando esse animal era empurrado para fora da caverna durante as enchentes, os eslovenos acreditavam ser bebê de dragão.

O mais curioso deste bichinho é, sobretudo, o fato dele ter uma expectativa de vida de 100 anos e pode ficar até 10 anos sem se alimentar. Isso não é incrível? Você verá alguns deles num aquário no fim do tour.

Proteus- Caverna de Postojna.

Vivarium do Proteus

Antes de entrar na caverna existe outro local para visitar, caso compre o ticket completo para todos os passeios, o “Vivarium do Proteus“.

Neste local é possível observar o Proteus e vários outros micros animais, alguns vistos apenas com lupa, então não se animem muito, são apenas alguns insetos, larvas e micro seres, não desvalorizando nenhum.

Se tivesse lido alguma informação sobre esse viveiro antes, com toda certeza teria optado apenas pelo tour na caverna. Mas pronto, fomos e aqui estou eu, lhe falando a minha percepção sobre o complemento que empurram para você pagar.

Aproveito aqui para deixar clara a minha indignação com alguns turistas chineses, mesmo com várias placas dizendo que é proibido tirar fotos com flash dos Proteus ali presentes, eles não se importam e “tome” fotos com flash. E ainda fazem cara de paisagem quando alguém lhes chama a atenção.

Inegavelmente, esse passeio a Caverna de Postojna será a coisa mais inusitada que você poderá fazer na Europa.

Curiosidade: Vários filmes e documentários já foram gravados nas grutas (National Geographic, Animal Planet, além de vários programas de televisão).

Quanto custa visitar a Caverna de Postojna?

  • Se você quer fazer a visita completa na caverna, o ingresso adulto custa 34,90 euros na baixa estação (entre Setembro e Junho) e 39,20 euros na alta estação (fim de Junho e inicio de Setembro). Criança de 6-12 anos: 20,00 euros. E abaixo de 5 anos: 2,00 euros.
  • Se você quiser fazer um passeio maior e conhecer também o parque ao redor da caverna, o ingresso adulto custa 41,90 euros na baixa estação e 45,60 na alta estação. (Valores em 2019)
  • A saber, o estacionamento também é pago caso esteja de carro.

HORÁRIOS

  • A caverna abre 365 dias do ano.
  • Novembro a Março: das 10 às 15 horas (tour às 10, 12 e 15 horas)
  • Abril e Outubro: das 10 às 16 horas (tour de hora em hora, menos às 13 horas)
  • Maio, Junho e Setembro: das 9 às 17 horas (tour de hora em hora)

PROGRAME-SE

Mesmo chegando cedo, pegará uma fila, devido à enorme quantidade de turistas que vão até ali com guias, fomos uns dos primeiros a chegar e já pegamos uma fila.

A entrada na caverna ocorre de acordo com a escolha do idioma do guia que conduzirá o tour.  Para evitar duas filas, a de compra e a de entrada, compre a sua entrada antecipadamente, assim fugirá da fila para comprar os ingressos, mas talvez não consiga escapar da fila para entrar na caverna.

Dica: Como disse anteriormente, existe a possibilidade de ter o áudio guia em português, mas pagará alguns euros por isso. Em contrapartida, poderá fugir da fila da entrada escolhendo idiomas menos procurados, como Francês, italiano, alemão ou até o esloveno.

Mais uma dica: E principalmente, não se esqueça do seu agasalho.

Atenção!

Ademais, existe a possibilidade de comprar os ingressos casados para a caverna e o castelo de Predjama. Desse modo, poderá usar o transporte gratuito do parque, disponível nos meses de Julho e Agosto.

Na parte externa da caverna, tem vários restaurantes, assim você pode escolher comer um belo sanduíche ou uma comida mais tradicional. Provamos os dois e estava tudo uma delícia.

No quesito organização os eslovenos estão de parabéns.

Hospedar próximo a Caverna de Postojna

Postojna Cave Hotel Jama: Com toda a certeza melhor coisa deste hotel é a sua localização, pois é perfeita para desfrutar e relaxar na bela natureza circundante, o parque, a caverna. Além disso, o hóspede tem desconto na estrada da caverna.

Postjona Cave Hotel Jama, Eslovênia

Hotel Kras: A localização entre Postojna e Predjama é pequena, então saiba que este hotel também fica em Postojna e aqui está por ser mais acessível.

Encontra-se a cerca de 1 km a pé das grutas, uma caminhada bem agradável de 20 minutos.

Hotel Kras, Postojna

E assim nossa aventura pela Caverna de Postojna chega ao fim…

Então, gostou das sugestões e dicas sobre a Caverna de Postojna? Você já tinha ouvido falar deste lugar?

Espero ter ajudado e despertado a sua vontade de conhecer esse lugar tão mágico.

Se tiver alguma dica para compartilhar, vamos adorar! Não nos custa nada compartilhar informações e assim podemos com pouco, ajudar muito outras pessoas.

Qualquer dúvida já sabe: basta deixar um comentário.

Não se esqueça de deixar o seu like no fim do artigo, isso ajuda a levar nosso conteúdo a mais pessoas. Desde já, gratidão!

Para acompanhar nossas viagens em tempo real, siga-nos nas redes sociais. Lá temos atualizações diárias das nossas andanças pelo mundo, assim com fotos, dicas e links dos principais artigos aqui do Blog.


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações. Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

parceiros

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais



Kenia Miranda

Brasiliense, sempre disposta a aprender e descobrir o novo, com um apreço enorme por novas culturas e costumes. Apesar de ser formada em Odontologia, está sempre buscando novos caminhos e novos aprendizados. Uma das suas frases preferidas: "Minha alma é muito livre para ficar presa seja lá no que for."

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!