" /> Bled na Eslovênia: Como aproveitar ao máximo a cidade - Agarre o Mundo

Bled na Eslovênia: Como aproveitar ao máximo a cidade

Bled, Eslovênia, Agarre o Mundo
escrito por Kenia Miranda

Bled uma linda cidade da Eslovênia, saiba como aproveitar ao máximo tudo que essa cidade maravilhosa tem a oferecer.

A Eslovênia tem muito a lhe oferecer em termos de belezas naturais, então lhe convido a vir conosco conhecer um pouquinho deste lugar tão mágico, e não deixe de visitar uma das maravilhas que a Eslovênia guarda como a Caverna de Postojna.

Um aviso muito importante: Nenhuma das fotos apresentadas neste post possui filtro.

Fizemos uma viagem de 7 dias pela Eslovênia, em julho de 2019, e certamente Bled era a cidade que eu mais ansiava conhecer. Eu havia visto muitas fotos do local, mas mesmo com muita expectativa, a cidade se superou, essa foi a minha melhor surpresa.

A cidade de Bled causou uma grande confusão nos meus sentimentos. Embora eu já tivesse lido muito a respeito da cidade, ao dar de cara com esse lago lindo, azul e calmo, meu coração começou a saltitar de tanta felicidade, senti uma euforia no coração e ao menos tempo uma paz na alma.

Pedi ao meu marido, por gentileza, que estacionasse o carro, pois eu precisava respirar imediatamente o ar deste lugar.

Meu Deus, que lugar lindo!

Você verá essa beleza nas fotos, mas posso lhe garantir que pessoalmente o local é muito mais lindo, que fica até difícil acreditar que é real.

A cidade me conquistou, ficaríamos em Bled por 03 dias, mas antes do fim do primeiro dia, eu já desejava ficar muito mais tempo nesta cidade.

Principalmente, eu gostaria de viver ali, como os locais, saber como funcionava a vida por lá. E ver com meus próprios olhos como a cidade mudava de cor durante as estações do ano.

Conclusão, eu vou repetir a minha frase favorita: Viveria fácil nesta cidade!

Posso dizer que Bled é uma cidade multicolorida por conta da incidência de luz, no seu lago, ao decorrer do dia.

Já vi muitas fotos do lugar, desculpe-me a modéstia, mas não vi fotos com azuis tão azuis e verdes tão verdes, sem nenhum filtro como as fotos que capturei do local. Decerto, espero que você tenha a mesma sorte que tivemos.

Muitas pessoas fazem o bate e volta partindo de Liubliana, não faça isso, fique um pouco mais no vilarejo e aproveite para ver o lago a noite, além disso, a região oferece ainda outras atrações nos arredores.

Para que você possa aproveitar o melhor de Bled, preparamos este post guia com todas as informações que precisa pra sua viagem.

Dicas gerais de Bled

Bled está situada a noroeste do país, no coração dos Alpes Julianos, que recebeu esse nome em homenagem ao Imperador Romano Júlio Cesar. Está localizada no Parque Nacional Triglav.

A cidade de Bled é pequena, possui menos de seis mil habitantes.

Tudo bem que a cidade é turística, mas isso por si só não garante a gentileza dos locais. Entretanto, o povo esloveno é muito receptivo e disposto a ajudar, além de dar dicas dos melhores restaurantes e lugares para conhecer.

Como chegar a Bled

Bled está a 57 km de distância de Liubliana.

Embora a melhor forma de explorar Bled seja de carro, assim como toda Eslovênia. Existe também a possibilidade de chegar até lá de ônibus ou de trem.

Certamente, isso lhe trará muita liberdade, comodidade e possibilidade de conhecer atrações não tão turísticas.

Assim fazemos a maioria das nossas viagens, com a possibilidade de ir sempre além.

As estradas eslovenas são de excelente qualidade. Entretanto, fique ligado na seguinte dica: Caso você opte por alugar um carro para percorrer outro país, não se esqueça de comprar o selo para colocar no vidro do carro, isso evitará que pague uma bela multa na saída.

Ticket para entrar na Eslovênia, Agarre o Mundo
Ticket para colocar no vidro do carro, para transitar pela Eslovênia

Esse selo é vendido nas lojas de conveniência dos postos de gasolina. 

Se você não curte muito pegar a estrada, então, pode ir até Bled de trem, partindo de Liubliana. Existem duas estações que servem a cidade Lesce-Bled, saindo de Liubliana e chegando a Bled, essa estação fica a 1,5 km do centro; e Bled-Jezero, a estação fica localizada do outro lado do lago.

De maneira idêntica, você pode fazer uso dos ônibus, eles saem de Liubliana de hora em hora. Informações: Link

Origem do nome BLED

A cidade de Bled herdou o nome do lago glacial que ocupa o seu centro. O lago possui 2120 metros de comprimento e 1380 metros de largura, 30 metros de profundidade.

Bled pode ser considerado um destino romântico; da mesma forma, um destino para visitar com amigos, além de ser um ótimo destino para conhecer com toda a família.

Quando visitar

Saiba que a Eslovênia é um daqueles países que fica lindo o ano todo; e a definição da melhor época para visitar o país fica a critério do seu perfil. Depende do que você pretende fazer, por exemplo, se curte o frio e deseja esquiar, já sabe a época em que irá visitar.

Eu prefiro o calor do verão, claro que pago mais caro por isso, pois os preços aumentam nesta época, mais ando mais leve inclusive com as malas menos pesadas com tantas roupas de frio.

Assim, eu recomendo visitar entre abril e agosto (primavera e verão), além de aproveitar mais atividades ao ar livre, terá mais tempo para curtir o local, pois o dia no verão é mais longo, com o sol se pondo perto das 9 horas da noite.

Além disso, no verão, você pode nadar no lago. Os eslovenos fazem isso também. É uma delícia. A água não é gelada e com o verão intenso, um mergulho para refrescar lhe fará muito bem.

No outono, terá como resultado o colorido das folhas.

Se você gosta de frio e acha um charme se empacotar todo, então uma boa pedida é ir no inverno. O lago fica congelado, de tal forma que será possível caminhar sobre ele.

Mas se você gosta de cores, muitas cores, vá durante a primavera. Nesta época as flores ganham as mais diversas cores.

O que fazer em Bled

O que você mais fará em Bled é tirar fotos dos mais variados ângulos. Antigamente usávamos máquina fotográfica de filme, hoje leve a sua máquina ou celular com uma boa memória, pois você certamente usará uma boa parte dela.

O maravilhoso Lago de Bled

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar da Eslovênia, ou de Bled, mas certamente já viu em algum lugar a imagem deste lago tão lindo.

Lago de Bled, Agarre o Mundo
O maravilhoso Lago de Bled

No idioma local ele se chama Blejsko Jezero.

Antes de qualquer coisa, você deve estar se perguntando: Por que esse lago é tão mágico? Porque nele existe uma ilhota, com uma igreja. E ao redor dele existe uma cadeia montanhosa que forma uma paisagem toda especial, seja no verão, primavera, outono ou mesmo no inverno.

Esse é o cartão postal da cidade e o principal ponto turístico de Bled e certamente uma das imagens mais impactantes da Eslovênia.

Caminhar ao redor do lago é um passeio mega prazeroso. Você poderá rodear o lago com uma boa caminhada, de mais ou menos 2 horas, sem parar. Afinal, são 6 km de extensão.

Agora quer a minha opinião sobre isso? Eu acho impossível fazer esse percurso em duas horas, porque a cada vista você desejará parar e mais uma vez fotografar.

Existem várias trilhas que lhe permitirá ver o belo lago. Então pensando nisso reserve pelo menos um turno todo do seu roteiro para desfrutar da energia deste maravilhoso lago.

Como fazer o percurso ao redor do Lago de Bled?

Nós rodeamos o lago caminhando, parando, tomando sorvetes durante o trajeto; e no dia seguinte percorremos de bike. Ambos foram prazerosos e de fato as crianças também amaram o dia de lazer.

Pensa em duas crianças que amaram o passeio de bike ao redor do lago. No dia seguinte queriam novamente andar de bicicleta, mas as pernas do papai e da mamãe não aguentavam mais.

Na região existem atividades para todo gosto: canoagem, caminhadas, ciclismo, balão, Kaiak e trekkings, além de natação, caso esteja bem disposto.

Vimos muitas famílias de eslovenos aproveitando o maravilhoso lago, que eles têm no centro da cidade. Muitos atiram suas toalhas no chão e passam horas ali enquanto “apanham” um sol, e ficam tostando o dia todo, sem se preocupar se o sol da tarde faz mal ou não.

Ficam vermelhos de tanto sol que apanham; afinal eles não têm sol durante o ano todo, como temos em muitos lugares do Brasil.

Muitos outros se jogam mesmo dentro do lago para um bom mergulho. De fato, eu me comportaria como os locais. Coloquei meu biquíni, já que havia comprado na Europa e fui lá conferir a sensação de mergulhar num lago glacial.

O único problema é se trocar para não ir embora com a roupa molhada, caso não tenha tempo para se secar ao sol.

Não existe um lugar apropriado para trocar a roupa. Enquanto passávamos um tempo desfrutando da beleza do lago, fiquei observando como eles faziam.  Entravam no lago e depois se trocavam ali mesmo, enrolados nas suas toalhas. Eu preferi ir embora molhada.

Clube privado no maravilhoso Lago de Bled

Existe em uma das laterais do lago um “clube” privado. Você paga um valor pequeno por pessoa e passa o dia ali, em contrapartida, lá tem brinquedos infláveis, uma corda para que você possa se apoiar e ficar dentro do lago, restaurantes e banheiros, assim não precisará sair do local com a roupa molhada.

Só não entramos por que queríamos visitar a Vintgar Gorge. Ai, se arrependimento matasse, às vezes tenho vontade voltar no tempo. (risos)

Não deixe de mergulhar no lago, caso opte ir durante o verão, pois é uma atividade bem gratificante. Você pode também alugar um stand up paddle, Kaiak ou barco, percorrer o lago e curtir o dia.

Caso não queira se refrescar dentro do lago, por não querer entrar num lago que não conhece a profundidade, sente-se em qualquer ponto ao redor dele e aproveite um belo sorvete. Nós provamos vários e adoramos.

É incrível observar como as melhores coisas da vida são gratuitas e disponíveis para todos.

Ilha de Bled

Lago de Bled, Eslovênia, Agarre o Mundo
A famosa Ilha de Bled

A saber, é a única ilha natural da Eslovênia. Nesta ilha existe uma igreja (Nossa Senhora da Assunção), uma sorveteria, um restaurante e um museu.

Barco para aluguel em Bled, Eslovênia, Agarre o Mundo

A forma mais tradicional de chegar até lá é usando um barquinho, chamado de Pletnja (15 euros/pessoa), salgado, mas você apenas entra e o barqueiro leva você até lá. T

em outra desvantagem, ele não vai parar para você apreciar nada.

Se você acha o valor salgado e estiver com mais pessoas, pode alugar um barquinho (20 euros o barco) e você mesmo ir remando.

Força nos braços, e pense em pegá-lo no lugar de menor distância até a ilha, já que você pode alugar o barco de vários pontos ao redor do lago.

Todavia, se você tem um bom condicionamento físico e gosta de nadar, é possível ir até lá nadando. No inverno, caso suporte o frio, pode ir caminhando sobre o lago até a ilha, enfim, não será a estação que vai atrapalhar você aproveitar esse maravilhoso lago.

Curiosidade

Existe uma tradição no casamento realizado na igreja da ilha, assim que o noivo chega à ilha ele deve carregar a noiva no colo da base até a igreja. Achou lindo isso? Mas pense bem, o noivo deve subir 99 degraus, íngremes e curtos, com a noiva no colo.

Enfim, acredito que essa seja um penitencia antecipada. (risos)

Assim que chega lá em cima, ele toca o sino e só então poderá casar-se. Segundo a lenda isso garantirá uma união estável. Mas se você já casou ou não pretende casar ali, pode tocar o sino da igreja por três vezes e a cada badalada pedir um desejo que será atendido.

Antes de qualquer coisa, você terá que pagar um valor adicional, só depois, poderá tocar o sino da igreja e subir na torre.

O Castelo de Bled

O castelo de Bled é um castelo medieval, situado no alto de um penhasco, ao lado do lago de Bled.

Ele é lindo visto de baixo, com sua localização no alto do penhasco de 130 metros, assim ele reina de forma bem imponente. Decerto, quando estiver lá em cima seus olhos estarão fixos em outras paisagens.

Bled, Eslovênia, Agarre o Mundo
O castelo de Bled, localizado no alto de um penhasco de 130 metros de altura

Se estiver bem disposto, pode ir até caminhando, mas saiba que a subida é bem íngreme.

O castelo possui dois pátios externos, com a finalidade de atender bem o turista, lá em cima tem um museu, um restaurante, uma adega, a loja do ferreiro, uma capela do século XVI, um poço e a lojinha da impressão.

A visita é necessária, não só por ser este castelo um dos mais antigos da Eslovênia, datado do século XI, mas porque será inegavelmente dali a vista mais magnífica que você terá do lago.

Você pagará apenas pela vista? Mais ou menos isso, já que mesmo tendo algumas coisas para fazer lá em cima, não existe muita explicação, assim a visita se torna mais rápida.

Lago de Bled, Eslovênia, Agarre o Mundo
Essa é a vista que você terá do Lago de Bled a partir do Castelo de Bled

A loja de impressão

Na loja da impressão é possível ver como era feita a impressão em uma prensa de Gutemberg com as letras de chumbo. Você pode levar para casa a impressão com seu nome, mas não se esqueça que pagará por isso.

O horário de visitação do castelo varia de acordo com o mês:

  • De dezembro a março: das 8 às 18 horas.
  • Abril, maio, junho, setembro e outubro: das 8 às 20 horas.
  • Julho e agosto: das 8 às 21 horas.

Valor da entrada: 11 euros por adulto e 5 euros por criança (julho/2019) e você paga também 3 euros pelo estacionamento, caso esteja de carro.

Se não quiser pagar o valor que é um pouco salgado, existem trilhas que lhe levarão a outras belas vistas, não menos maravilhosas.

Morro Straža

O Morro Straža está localizado ao lado do lago e dará uma vista maravilhosa do lago de Bled.

É uma ótima opção de diversão tanto no verão, quando existe ali um tobogã, da mesma forma no inverno, quando tem uma pequena pista de ski.

Descendo no Tobogã Bled, Eslovênia, Agarre o Mundo
Descendo o morro Straza, em Bled, no tobogã

Como estávamos com crianças, para que elas também se divirtam na viagem, não pensamos duas vezes em incluir essa aventura no roteiro. A diversão foi ótima, sobretudo as crianças amaram, pois assim que chegaram em baixo, queriam subir novamente.

Poder controlar a velocidade do carrinho, enquanto sente o vento no rosto, aproveitando a maravilhosa vista do lago, não tem preço. Antes de descer, óbvio, você tem que subir, ou pela lateral, caminhando ou com o teleférico.

Tabela de valores para subir de teleférico e descer de tobogã, em Bled.

Decida, mais ou menos, quantas vezes vai querer se divertir, assim poderá pagar o pacote, já que o valor subida/descida diminui com o aumento do número de vezes que você escolher.

Existe também a possibilidade de subir o morro andando, pela lateral da pista do tobogã, caso você não queira subir de teleférico, mas sinceramente o valor nem é tão alto para não lhe permitir tamanho prazer de descer ao menos uma vez.

Viewpoint Ojstrica

Para chegar até lá, você deverá percorrer uma trilha de 30 minutos. Optamos por não percorrer porque estávamos com um bebê e mesmo com o carrinho de bebê, haja braço para empurrar ladeira acima.

Dica: Vá com seus melhores tênis de caminhada, a trilha é cheia de pedrinhas e você não vai querer se machucar justo neste paraíso, chamado Bled.

Nas Proximidades

Vintgar Gorge

Garganta de Vitgar, Eslovênia, Agarre o Mundo

A garganta de Vintgar fica a 4,6 km de distância do lago de Bled.

Mas antes de entrar no parque você paga uma taxa de 5 euros adulto e 2,5 criança (Julho/2019) e para estacionar também paga 5 euros.

Como a distância de Bled é pequena, a fim de conhecer a Garganta de Vintgar, as pessoas vão a pé ou de bike.

Dica: Use o banheiro logo após a bilheteria, na entrada, pois é o único lugar que tem.

Todo o percurso ao lado do Rio Radovna é feito por passarelas de madeira, de tal forma que ao longo da caminhada você vai se maravilhando com a coloração da água, verde clara e turquesa.

Garganta de Vitgar, Eslovênia, Agarre o Mundo

Há quem goste de se conectar com a natureza, não que eu não goste, mas com o lago de Bled me esperando para mergulhar e aproveitar, percorrer quase 4 km nesta trilha, com tantas pessoas indo e vindo, me deixou um pouco frustrada.

No fim da trilha tem uma cachoeira de 16 metros, mas nada de tão espetacular.

A atração fica fechada no final do outono e inverno, depois que o frio vai embora ela reabre, ou seja, entre abril e outubro.

Bohinj Lake

Bohinj é um vilarejo que se localiza a 30 km de Bled; que possui um lago tão lindo quanto o de Bled e muito maior, cercado por montanhas e muito verde, em outras palavras, visite o local.

Bohinj, Eslovênia, Agarre o Mundo
Lago de Bohinj, com a sua água transparente e não tão quente quanto à água do lago de Bled

Existem agências que oferecem o passeio partindo de Bled, mas se você estiver de carro, não perca tempo, vá até lá.

É o lago mais fundo do país.

Aproveite o dia para usufruir deste lago maravilhoso, seja, dando um belo mergulho (possível no verão), ou alugando um Kaiak, SUP, pequenos botes, ou apenas se sentando a sua frente sobre uma toalha para tomar sol.

Stand Up no Bohinj, Eslovênia, Agarre o Mundo
Lago de Bohinj, local para praticar esportes aquáticos

Os eslovenos sabem aproveitar o verão como ninguém, pois eles sabem as maravilhas que têm em seu território.

O que você deve comer em Bled

Torta de Bled: Kremšnita, Alemanha, Agarre o Mundo

Kremšnita: É um bolo de creme de baunilha, com chantilly e com uma camada de massa folhada amanteigada, bem crocante. De fato, a melhor sobremesa que já comi.

Encheu a boca de saliva só de ler essa frase? Então veja se a torta não é mesmo de encher a boca.

Quando a torta chega, você pensa “Eu não vou conseguir comer tudo isso!”, mas acredite, não é muito doce e é uma delícia.

Uma dica de restaurante

Comemos uma refeição bem gostosa no restaurante Restavracija que tem uma bela vista do lago, do lado oposto ao Castelo de Bled.

Restaurante Restavracja- Bled, Alemanha, Agarre o Mundo

De sobremesa pedimos essa torta. O lugar para comer a torta foi recomendado por um morador local, então não tivemos dúvida e acertamos em cheio.

Assim que terminamos nossa refeição, Sofia e eu ganhamos flores. Tanto o dono quanto os funcionários do restaurante eram muito simpáticos.

Onde se hospedar

Existem na região vários hotéis, 4 e 5 estrelas, além de hotéis mais em conta e hostel, para que você escolha o ideal de acordo com sua preferência e bolso.

Na Europa é comum alugarem quartos ou até andares inteiros das casas onde moram os locais, já fiquei em vários lugares assim.

Eu acredito que essa é uma boa oportunidade de verem como vivem as pessoas da região, aproveitar para pegar várias dicas com eles sobre a cidade e fugir um pouco das agências de turismo que empurram tudo como se fosse a oitava maravilha do mundo.

Ficamos no Paison Pr Matjon, uma pensão de gerência familiar, 3 estrelas, que ficava a 1,1 km do Lago de Bled e a 2 km do centro. O quarto era muito confortável. Os donos foram bem prestativos, não apenas nos deram várias dicas de lugares para conhecer, como também de restaurantes.

No próprio hotel alugamos as bicicletas, mas na distância até o lago nós curtimos, pois neste 1,1 km até o lago, passávamos por um lindo campo, que tinha até umas vaquinhas, nem preciso falar que o Tiago amou ver os bichinhos no caminho.

Agora se deseja acordar e dormir olhando para o lago de Bled, existem dois tradicionais hotéis que vão lhe permitir desfrutar desta possibilidade, o Hotel Park – Sava Hotels & Resorts e o Grand Hotel Toplice – Small Luxury Hotels of the World, que além da localização traz um luxo todo especial a sua passagem pela cidade.

E assim nosso artigo sobre Bled chega ao fim…


Então, gostou das sugestões e dicas do que fazer em Bled? Espero ter ajudado e despertado a sua vontade de conhecer esse lugar tão mágico.

Se tiver alguma dica para compartilhar, vamos adorar! Não nos custa nada compartilhar informações e assim podemos com pouco ajudar muito outras pessoas.

Qualquer dúvida já sabe: basta deixar um comentário.

Não se esqueça de deixar o seu like no fim do artigo, isso ajuda a levar nosso conteúdo a mais pessoas. Desde já, gratidão!

Para acompanhar nossas viagens em tempo real, siga-nos nas redes sociais. Lá temos atualizações diárias das nossas andanças pelo mundo, assim como fotos, dicas e links dos principais artigos aqui do Blog.

Ative as notificações do Blog, bem como se inscreva no nosso canal do YouTube para não perder as novidades!


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações.

Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

Parceiros Agarre o Mundo

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais



Kenia Miranda

Brasiliense, sempre disposta a aprender e descobrir o novo, com um apreço enorme por novas culturas e costumes. Apesar de ser formada em Odontologia, está sempre buscando novos caminhos e novos aprendizados. Uma das suas frases preferidas: "Minha alma é muito livre para ficar presa seja lá no que for."

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!