A charmosa Rüdesheim am Rhein, declarada como Patrimônio da Humanidade da UNESCO.
Rüdesheim am Rhein proporciona aos visitantes várias experiência agradáveis, com diversas atividades para que você contemple a natureza, já que a cidade fica ao lado do Rio Reno.
Se você observar o mapa, perceberá que o Rio Reno percorre a Alemanha de Norte a Sul e por onde vai passando vai emprestando seu nome as cidades. Então não estranhe ao perceber o nome Rhein em diversas cidades.
É uma típica cidade que soube aproveitar o turismo, com o propósito de aumentar o número de visitantes, a cidade construiu e inaugurou um monumento, chamado Niederwald Denkmal, isso ocorreu ainda no século XVIII.
Só para exemplificar, Rüdesheim recebe 3 milhões de pessoas por ano. A fim de facilitar o entendimento deste número, vamos compará-lo com o número de visitantes que a cidade de Curitiba recebeu em 2019, 2,3 milhões de visitantes.
Entretanto, a cidade de Curitiba é muito maior que a minúscula Rüdesheim am Rhein.
Após conhecer uma ponte suspensa, aliás, a maior ponte suspensa da Alemanha, Geierlay, fomos conhecer Rüdesheim am Rhein.
A História de Rüdesheim am Rhein
A cidade foi destruída na 2ª Guerra Mundial, em seguida foi reconstruída com todo o charme e assim se encontra hoje.
Por ser uma cidade bem pequena, é possível conhecer todos os seus monumentos e ruas a pé. Por receber um número grande de turistas, tanto alemães, quanto de outras nacionalidades, suas ruas e restaurantes, seja verão ou seja inverno, estão sempre lotadas, segundo informações dos locais.
Como chegar a Rüdesheim am Rhein
Essa linda e charmosa cidade fica localizada a 65 km de Frankfurt e a 66 km de Coblença.
Então o que fazer em Rüdesheim am Rhein?
Como a cidade é bem pequena é possível conhecê-la em algumas poucas horas, mas não por isso, você fará tudo correndo. O melhor destas cidades pequeninas é percorrer tudo calmamente, enquanto a vida vai passando ao seu redor, você vai observando a dinâmica da cidade.
Você pode começar fazendo um passeio a pé, mas antes de chegar à cidade, seja de carro, de barco ou de bicicleta, você poderá desfrutar da bela vista da cidade vindo do rio, ou seja, as margens do rio Reno.
Como estávamos de carro e pelo caminho que escolhemos teríamos que atravessar o Rio Reno de Ferry, como resultado, nós tivemos uma bela visão da cidade vindo do rio.
Rua Drosselgasse
Existe uma rua principal, chamada Drosselgasse, onde ficam localizados diversos restaurantes e lojinhas.
No momento em que estiver percorrendo a cidade preste atenção as placas de ferro forjado das lojas, muito comum na Alemanha, elas mantêm um padrão, assim não geram uma grande poluição visual.
Monumento Niederwald Denkmal
Esse monumento tem uma história para contar, uma vez que ele simboliza o restabelecimento do Império Alemão por Otto Von Bismarck, foi construído para comemorar a vitória alemã sobre os franceses, depois da Guerra Franco- Alemã. (1870 – 1883)
O monumento Niederwald Denkmal tem 38 metros de altura, pesa 75 toneladas e está localizado no alto de uma montanha, ou seja, a 229 metros acima da cidade de Rüdesheim.
A estátua chamada Germania, que faz parte do monumento, está no alto de um pedestal de 26 metros de altura e ela tem 12 metros de altura, tem na cabeça uma grinalda de carvalho que simboliza a glória, além disso, carrega a Espada Imperial na mão esquerda e a Coroa do Imperador na mão direita.
Lá do alto além de ver a cidade de Rüdesheim, você ainda verá a cidade de Binge, que fica do outro lado do rio.
Como chegar ao monumento
Existem, hoje, duas formas de chegar neste monumento, a pé os de teleférico, mas não era assim anteriormente.
Antigamente, era possível chegar até o monumento de carruagem e burros. Já em 1885, um trenzinho começou a levar e trazer os visitantes, entretanto esse foi parcialmente destruído durante a guerra, foi quando então, construíram um teleférico.
Dessa maneira, hoje as duas opções são: a Pé ou de Teleférico. Para chegar ao monumento a pé, você fará uma trilha entre os vinhedos, sinceramente, eu até toparia fazer essa linda caminhada, mas para isso, as videiras deveriam estar carregadas, e que me fosse autorizado fazer a trilha saboreando as uvas.
Como sei que não é possível, pois ninguém produziria uvas para turistas simplesmente, chegarem e saborearem (risos), eu desisti desta opção.
A segunda opção era ir até lá de teleférico, sendo essa a nossa a escolha. Antes de tudo, você precisa encontrar a estação do teleférico, que fica numa praça, no final da Drosselgasse.
A praça fica logo após a loja de artigos natalinos, Käthe Wohlfahrt, bem menor que a matriz em Rothenberg ob der Tauber, mas com inúmeros artigos, que dá vontade sair comprando tudo. Essa lojinha linda vale a visita, mesmo que você não compre nada.
As cabines do teleférico são bem grandes, assim mesmo que a fila, para comprar e entrar nas cabines, esteja um pouco comprida, ela flui de forma rápida.
Lá no alto da montanha além do monumento, que é realmente grande, tem alguns restaurantes e alguns mirantes.
Brömserburg
Brömserburg, um castelo que chamará sua atenção, enquanto você estiver subindo de teleférico até o monumento. Essa construção foi propriedade dos arcebispos de Mainz do século X ao XIX, de tal forma que foi habitado até 1937. Então, posteriormente foi adquirido pela cidade de Rüdesheim am Rhein.
Hoje reside nele, o Museu de Vinho do Vale do Reno. Você pode escolher, ao comprar o bilhete para o Museu, se quer conhecer a história do vinho na Alemanha, com ou sem degustação dos vinhos. Com a possibilidade de degustar até 6 tipos de vinhos, a menos que não goste da bebida.
Boosenburg
Logo atrás do Castelo Brömserburg tem uma fortaleza, é possível vê-la ao longe, mas é uma propriedade privada, sede da vinícola Carl Jung, não aberta ao público.
Museus
Se você é amante de museus, visite o museu e torturas medievais, o Mittelalterliches Folter Musem. Ele conta a história da perseguição das bruxas na Alemanha.
Tem também o Museu dos Brinquedos e Trens em Miniatura, o Spiellzeug-und Eisenbahn Museum, com a exposição de brinquedos fabricados nos últimos 100 anos.
E o Museu de Instrumentos Musicais Mecânicos, o Siegfried’s Mechanical Museum existe ali verdadeiras orquestras de madeira, gramofones e fragmentos do primeiro disco do mundo.
Evangelische Kirche
Igreja Evangélica, construída em 1855, sendo um Patrimônio Mundial.
St. Jakobus Kirche
Uma Igreja Católica do século XVI, que foi completamente destruída durante a 2ª Guerra Mundial. Infelizmente estava fechada e não conseguimos entrar.
Vinhos
A cidade Rüdesheim am Rhein fica localizada na região conhecida como Rheingau, famosa pela sua produção de vinhos, então, se você é amante de vinho se prepare para desfrutar ao máximo dos vinhos oferecidos pela região, podendo encontrar muitos deles nos restaurantes ali mesmo.
Outros passeios
Existem passeios de barco partindo de Rüdesheim am Rhein, tanto passeios de um dia inteiro, quanto passeios de poucas horas.
Para mais informações sobre a cidade.
Onde ficar em Rudesheim am Rhein
Nós não escolhemos essa cidade como base, mas vi inúmeras opções de hospedagem. E acredito que deve ser uma delícia acordar numa cidade tão linda assim.
Encontrar um hotel charmoso em Ruedesheim am Rhein não precisa ser uma tarefa difícil e eu deixo aqui dois que visitei.
TOP Jagdschloss Hotel Niederwald é uma excelente opção para viajantes, perto de alguns pontos turísticos da cidade. Além disso, os hóspedes podem aproveitar a piscina e o café da manhã, o que faz desse hotel uma opção popular entre as pessoas que visitam Ruedesheim am Rhein. Para hóspedes com carro, há estacionamento grátis.
Hotel Lindenwirt um hotel três estrelas que fica na avenida principal, próximo ao teleférico e as principais atrações da cidade. Tem estacionamento a 5 euros, no pátio do hotel.
E assim nosso artigo sobre Rüdesheim am Rhein chega ao fim…
Então, gostou das sugestões e dicas do que fazer em Rüdesheim am Rhein? Você conhece essa cidadezinha tão charmosa? Espero ter ajudado e despertado a sua vontade de conhecer essa cidade da Alemanha.
Se tiver alguma dica para compartilhar, vamos adorar! Não nos custa nada compartilhar informações e assim podemos com pouco, ajudar muito outras pessoas.
Qualquer dúvida já sabe: basta deixar um comentário.
Não se esqueça de deixar o seu like no fim do artigo, isso ajuda a levar nosso conteúdo a mais pessoas. Desde já, gratidão!
Para acompanhar nossas viagens em tempo real, siga-nos nas redes sociais. Lá temos atualizações diárias das nossas andanças pelo mundo, assim com fotos, dicas e links dos principais artigos aqui do Blog.
Se deseja ver outros post sobre a Alemanha, confira: Rothenburg ob der Tauber: famosa, linda e mágica. Dinkelsbühl, a cidade medieval mais linda da Alemanha, O que fazer em Bodensee (lago Costança) na Alemanha