Cochem, a charmosa cidade no Vale do rio Mosel-Alemanha

Compartilhe:

Cochem, uma charmosa cidade no Vale do rio Mosel na Alemanha. Como comentei em outros artigos, essa viagem à Alemanha, foi praticamente baseada nos castelos, por isso a cidade entrou no roteiro.

Posso dizer que amamos conhecer o Castelo Reichsburg, entretanto, afirmo que amamos muito mais conhecer a cidade de Cochem, que é um charme a parte.

Cochem é uma cidade linda medieval, aliás muito bem preservada.

Está localizada a Oeste da Alemanha, fica a cerca de 150 de Frankfurt, a cerca de 120 km de Colônia e apenas a 56 km de Koblenz.

Dessa forma, uma ótima opção de bate- volta, acaso esteja na região.

Posto que o castelo de Cochem está apenas 28 km de distância do Castelo e Eltz, não deixe de conhecer os dois castelos, cada qual com sua magnífica beleza.

A cidade fica localizada no Estado da Renânia- Platinado, no vale do Rio Mosel, um imponente rio da região que dá um charme.

Enquanto você caminha pelo seu centro histórico antigo de Cochem, desfruta da história da cidade, se apaixona por suas construções antigas e casinhas estilo enxaimel.

Tudo isso faz com que o local seja muito procurado, principalmente nos fins de semana, mas nada que atrapalhe a sua diversão pela cidade.

A cidade pode ser conhecida em apenas um dia, mas a escolhemos de base para passar também à noite.

E ver o castelo a noite, bem como ao amanhecer da janela do hotel foi mesmo gratificante.

Principais atrações de Cochem

Markt

Markt Cochem, ALemanha, Agarre o Mundo

A saber, é a praça principal da cidade. Embora Cochem tenha menos de cinco mil habitantes, ela apresenta uma arquitetura tradicional e com ruelas bem estreitas e muitos atrativos de encher os olhos.

Aproveite para caminhar por todas essas ruelas, com toda certeza, você vai se apaixonar por suas casinhas com estilo enxaimel.

No Centro histórico não circulam carros, então deixe o seu carro, em algum dos vários estacionamentos existentes nas proximidades e vá bater perna na cidade.

Igreja de São Martinho

Uma linda igreja com uma torre bem alta, aliás, tão alta que pode ser vista de longe, reinando no centro da cidade.

Castelo de Reichsburg

O castelo de Reichsburg conta com uma história milenar e devido a sua posição de fortaleza medieval, certamente você o verá de vários pontos da cidade.

O castelo que fica no alto da colina, ou seja, a 154 metros de altura, sendo considerado um dos 10 castelos mais lindos da Alemanha e posso garantir que ele é mesmo muito bonito.

Da mesma forma que admirar a beleza do castelo, você vai se deslumbrar com a sua imponência entre os inúmeros vinhedos ao seu redor, que lhe confere um charme ainda maior.

Cochem Castelo, Alemanha, Agarre o Mundo
A imponência do Castelo de Reichsburg em Cochem.

Antes que você inicie o passeio no interior do castelo, desfrute da sua parte externa, onde tem um mirante, que é possível ver a maravilhosa paisagem da cidade, as margens do rio Mosel, tem também um café e uma lojinha de souvenir.

Para chegar até o castelo, você pode ir a pé, de tal forma que gastará cerca de 20 minutos de caminhada, entretanto se você não tem uma boa resistência física seja melhor ir de ônibus, essa passa no centro da cidade.

Para ver horários do ônibus e mais informações sobre o castelo de Cochem.

História do Castelo de Cochem – Reichsburg

O castelo foi construído por volta do ano 1000, com o título e Burg Cochem, era anteriormente uma zona alfandegária.

O castelo foi destruído em virtude de um incêndio causado pelas tropas francesas, em 1689, isso fez com que o castelo ficasse em ruínas até 1868.

Aliás, a reconstrução demorou quase 10 anos, pelo seu novo proprietário, em estilo neogótico.

Foi então reconstruído por seu proprietário particular, entretanto em 1943 o castelo foi comprado pelo partido alemão.

Todavia com o fim da 2ª Guerra Mundial, a castelo passou a ser da República da Alemanha.

Castelo de Cochem, Alemanha, Agarre o Mundo
Castelo de Cochem ao amanhecer.

De acordo com as informações sobre a posse do castelo, somente em 1978, a cidade de Cochem comprou o castelo e hoje é uma das mais belas atrações turísticas da cidade e do país.

Visita ao Castelo de Cochem

A visita ao castelo é guiada, a princípio em alemão. Entretanto às 15 horas tem a visita guiada em inglês.

Mas caso não consiga neste horário, não deixe de visitar por isso, pois eles disponibilizam o roteiro em várias línguas, inclusive em português.

A cada 15 minutos, um novo tour é iniciado e dura 40 minutos.

De fato, uma melhor notícia sobre o castelo de Cochem é ser permitido tirar quantas fotos você quiser dentro do castelo.

Uma vez que no castelo de Eltz, não pude tirar fotos internas para mostrar para você as suas relíquias e belezas.

O castelo é lindo por dentro, tem salas interessantes, mas a parte que mais gostei foi ver a cidade da sacada do castelo, eu queria mesmo era morar neste castelo tão especial.

Assim que termina o tour, você pode também desfrutar da beleza da parte externa do castelo, pois o mesmo possui lindas rosas e um poço muito charmoso.

Jantar com um cavaleiro no Castelo

Já pensou em fazer uma refeição noturna medieval? Certamente, você pode fazer isso no castelo de Cochem, nas sextas e sábados, existe um programa chamado “Festa dos Cavaleiros”.

Nele você não apenas visitará o castelo, como também se divertirá com as apresentações oferecidas e assim como um bom convidado será levado a um dos salões da adega, para uma refeição rústica. Além de curtir uma boa música e degustar de excelentes vinhos.

Festival medieval no castelo de Cochem

Existe um festival medieval que acontece no castelo de Cochem, ocorre durante o verão, especificamente na primeira semana de agosto.

Artistas medievais e artesãos esperam para receber os convidados do festival do castelo.

Por certo, as maravilhosas e emblemáticas muralhas do castelo fornecem o cenário perfeito para o evento.

Assim trupes de performance medieval e lutadores lutando com armas medievais garantirão a diversão para os convidados de todas as idades.

Caso resolva comparecer ao festival, invista da sua roupa medieval, pagará menos na sua entrada, pois estará contribuindo para o clima da festa.

Natal do castelo de Cochem

No período natalino, a tradicional história é representada por atores, com seus animais, depois que percorrem a jornada mágica pelos jardins e alcovas do castelo, José e Maria encontram abrigo.

Toda a apresentação é acompanhada pelos visitantes que não só vivenciam esse acontecimento histórico, bem como ficam maravilhados quando o arcanjo, aos sons de trombetas, anuncia o nascimento de Jesus.

Casamento digno de Princesa

Já pensou casar dentro de um castelo? Eu, sendo uma princesa, e já tendo encontrado meu príncipe, casaria facilmente neste castelo maravilhoso. Só não o fiz, porque não sabia que era possível.

A capela do castelo oferece a possibilidade de um casamento civil digno de princesa.

Cochemer Sesselbahn

Um teleférico que te levará até o pico de Pinnerberg, de onde você verá a cidade de cima, ao longo do rio Mosel, além do Castelo.

Uma das coisas que mais fizemos nesta viagem à Alemanha foi passear de teleféricos. Em outras palavras, em todas as cidades que ofereciam o passeio de teleférico, aproveitamos para subir e descer.

No alto da montanha tem um mirante, chamado Pinnerberg, além disso, tem uma Cafeteria, onde você pode fazer uma refeição enquanto aproveita a vista da cidade.

Existe a opção de subir de teleférico e descer pela trilha, se não estiver com crianças.

Se acaso, você não estiver de carro, não terá muita dificuldade para chegar ao teleférico. Então, basta seguir a avenida que em frente ao Centro de Turismo da cidade (Enderstraße) e em 5 minutos estará no local.

Rio Mosel

O Mosel é um rio que percorre a Alemanha, na região centro-oeste, cortando também Luxemburgo e França e por onde passa vira referência na excelente fabricação de vinhos.

Você pode fazer um belo passeio de barco em suas águas, além de poder alugar uma canoa e fazer um passeio romântico e diferente.

Rio Mosel- Cochem, Alemanha, Agarre o Mundo
Rio Mosel- Cochem

Rota do vinho na Alemanha

A cidade faz parte da Rota do vinho na Alemanha, então conheça e deguste não só o maravilhoso vinho da cidade como o próprio destino.

Se você é amante de vinhos, saiba que essa é uma das regiões que oferecem vinhos maravilhosos.

O Riesling é um tipo de uva branca originária da Alemanha, cultivada principalmente no Vale do Mosel, um rio que atravessa a região.

Essa uva se adapta bem a climas frios, assim como regiões próximas a rios ou lagos e áreas montanhosas. Desta maneira, hoje ela é cultivada em tantos outros países.

Uma curiosidade sobre essas uvas é que os vinho produzido com elas, possui grande longevidade, podendo durar até 10 anos, se a qualidade da uva muito superior, pode durar até 30 anos ou até mais.

Se você tiver oportunidade de provar, verá que é uma uva levemente doce.

Melhor período para visitar Cochem

Como Cochem é conhecida como um destino de férias e no inverno, o frio é bem rigoroso, acredito que o melhor período para visitar seja entre abril a novembro.

A Alemanha tem tantas cidades lindas, mas tem umas que indico muito para que você tente colocar no seu roteiro, como Miltenberg, Dinkelsbühl e linda Rudeshein am Rhein.

Hospedagem

Escolhi esta cidade como base, então deixo aqui além do hotel que ficamos, outro hotel que visitei.

Hotel Zehnthof: Ótima localização, com vista para o castelo. O café da manhã foi um dos melhores que tivemos na Alemanha. Estacionamento privativo por apenas 5€ por dia.

Parkhotel Cochem, sua localização é ótima, ou seja, próximo de alguns pontos turísticos, como Winzerbrunnen (0,2 km) e Edelstein-Museum Cochem (1,0 km). Não faltam coisas interessantes para fazer na área: conheça grandes obras arquitetônicas, como Pfarrkirche St. Remaclus.

E assim nosso artigo sobre Cochem chega ao fim…


Então, gostou das sugestões e dicas do que fazer em Cochem?

Espero ter ajudado e despertado a sua vontade de conhecer esse lugar tão mágico.

Se tiver alguma dica para compartilhar, vamos adorar! Não nos custa nada compartilhar informações e assim podemos com pouco ajudar muito outras pessoas.

Qualquer dúvida já sabe: basta deixar um comentário.

Não se esqueça de deixar o seu like no fim do artigo, isso ajuda a levar nosso conteúdo a mais pessoas. Desde já, gratidão!

Para acompanhar nossas viagens em tempo real, siga-nos nas redes sociais. Lá temos atualizações diárias das nossas andanças pelo mundo, assim como fotos, dicas e links dos principais artigos aqui do Blog.

Kênia Miranda
Kenia Miranda

Brasiliense, sempre disposta a aprender e descobrir o novo, com um apreço enorme por novas culturas e costumes. Apesar de ser formada em Odontologia, está sempre buscando novos caminhos e novos aprendizados. Uma das suas frases preferidas: "Minha alma é muito livre para ficar presa seja lá no que for."

Colabore com o Agarre o Mundo

Gentileza, gera gentileza. Se você acredita que o nosso conteúdo foi de alguma maneira útil para você, uma forma de retribuir é utilizar os nossos links de parceiros afiliados na organização das suas viagens. Você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

Afiliados

Compartilhe!

Kenia Miranda

Brasiliense, sempre disposta a aprender e descobrir o novo, com um apreço enorme por novas culturas e costumes. Apesar de ser formada em Odontologia, está sempre buscando novos caminhos e novos aprendizados. Uma das suas frases preferidas: “Minha alma é muito livre para ficar presa seja lá no que for.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de privacidade

O site Agarre o Mundo utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado na Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao continuar navegando, você aceita tais condições.