A Turquia é um país Transcontinental, porque situa-se em dois continentes, Ásia e Europa. Assim, vale ressaltar que a Turquia é um dos países mais bonitos da Europa e também da Ásia.
Então, prepare-se para conhecer impressionantes paisagens, além das tradições culturais e religiões bem antigas. Entre as mais significativas podemos citar o Islamismo.
Sendo a religião oficial no país, a mesma exerce forte influência no cotidiano do povo turco. Não deixe de conhecer as mesquitas do país, que são consideradas as maiores do mundo, tão imponentes e carregadas de significados.
Não pense você que pelo fato de ter tanta história antiga, você encontrará apenas ruínas e arquitetura antiga. O país se modernizou e hoje possui o 15º maior PIB de paridade do poder de compra do mundo e também o 17º maior PIB nominal.
Dessa maneira, prepare-se viajante para encontrar uma Turquia histórica e, ao mesmo tempo, muito moderna.
Hoje no espaço “Novos Olhares”, convidamos a querida Christiane Mutlu, a nos contar um pouco das belezas da Turquia.
Sobre Cristhiane Mutlu
Cristhiane é do Mato Grosso do Sul, formada em Serviço Social, morou em várias cidades do Brasil e atualmente vive na Turquia. Como boa sagitariana é filha da liberdade, posto que, mantém os pés firmes no chão feito raízes no próprio ser, só para acertar as nuvens com precisão.
Ela é o bom humor encarnado, além de atirar sinceridade para todo lado. Ela sempre quer carregar o mundo nos braços, nas costas, no bolso, no coração, embora, não importe o peso, ela aceita o desafio.
Como resultado, tem pressa, tem sede, mil ideias e ideais. Faz planos…tropeça, e nesse meio tempo, aprende e recomeça.
Atualmente atende brasileiros na Turquia que desejam conhecer o país através do olhar de uma moradora, além disso, vivenciar com ela toda a cultura e vida do país.
Se você deseja saber mais sobre a Turquia com a nossa querida Cris, pode acompanhá-la pelo Instagram @turkeyandmore_oficial
1. Istambul
A cidade de Istambul, sem dúvida, já é um ótimo motivo para conhecer a Turquia, sendo a única cidade do mundo localizada em dois continentes.
Com mais de 12 milhões de habitantes na região metropolitana, é dividida em duas partes pelo estreito de Bósforo, nesse sentido, também é um dos marcos divisores dos continentes europeu e asiático.
Isso aconteceu como resultado de uma longa história que teve início no período Bizantino.
Bizâncio foi fundada em 657 a.C., no lado europeu, da mesma forma a Calcedônia, no lado asiático. Como resultado, quando os turcos otomanos conquistaram as duas cidades elas se juntaram e em 1930 foi chamada de Istambul.
Só por isso, já percebemos que a Turquia tem muito para mostrar e nos ensinar na prática, muito além do que lemos nos livros de história.
2. Turquia e sua riquíssima história
De fato a Turquia foi berço de civilizações e por onde se caminha tem história, sem falar que além disso, por onde escava também encontra-se história.
De tal forma que a Turquia tem palácios que foram frequentados por sultões com seus haréns suntuosos.
Aliás é na Turquia que estão muitas terras bíblicas e que são sagradas para o Cristianismo e Islamismo como:
- as sete igrejas do Apocalipse: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia;
- a cidade do profeta Abraão;
- o monte Ararat;
- e agora estudam a mais recente descoberta que acreditam tratar-se do local do Jardim do Éden.
Toda a Ásia menor bíblica está localizada na Turquia, dessa forma os templos que conhecemos das leituras, são possíveis visitar suas ruínas e compreender a grandeza daquela época com uma arquitetura impressionante.
A saber, Maria, mãe de Jesus, foi viver na Turquia após a morte dele e com ela foi o apóstolo João, que teve em sua homenagem uma igreja construída e dizem que seus restos mortais estão enterrados lá.
3. Basílica de Santa Sofia – Istambul
A saber, a Basílica de Santa Sofia, também conhecida com Hagia Sophia, significa “Sagrada Sabedoria”. De acordo com a história este edifício em Istambul foi construído entre 532 e 537 pelo Império Bizantino para ser a Catedral de Constantinopla.
De fato, a importância deste local se dá, além da sua grandiosidade, pelo fato de ter sido transformada ao longo dos anos.
A princípio de 1204 a 1261 foi convertida numa igreja católica romana. Todavia, anos depois, de 1453 a 1931 tornou-se uma mesquita. Enfim, em 1935 ela reabriu como museu.
Em 2020 voltou a ser mesquita. Independente da sua nomeação, vá conhecer e sentir a energia deste lugar único.
Aliás, neste local você poderá ver a história através das arquiteturas apresentadas, como vestígios dos cultos em suas paredes pintadas e cobertas pelos muçulmanos da época.
4. Cisternas gigantescas – Istambul
Tem cisternas gigantescas que abasteciam uma cidade anteriormente, onde é possível caminhar por dentro delas nos dias de hoje.
Com toda a certeza, um dos monumentos mais espetaculares de Istambul. Só para exemplificar, a Basílica Cisterna mede 138 × 64,6 m, e tem uma capacidade estimada em 78 000 metros cúbicos, fazendo dela a maior cisterna deste tipo em Constantinopla.
Só para ilustrar a grandiosidade do local, o espaço interior é dividido por 12 linhas de 28 colunas de mármore, um total de 336 colunas.
5. Capadócia
Quem não olha para essa imagem e não deseja voar de balão? Embora para aqueles que não têm coragem, ainda assim vale também admirar tantas cores no céu.
Além disso, na Capadócia estão inúmeras igrejas primitivas e casas nas pedras habitadas pelos cristãos da época, inclusive as cidades subterrâneas onde se escondiam de toda a perseguição do império romano.
E não tem como novamente não falar de história de passagens bíblicas, por exemplo, foi pela Capadócia que passou o apóstolo Paulo, visitando-a duas vezes.
6. Praias e cidades de tirar o fôlego
A Turquia tem mares que se encontram com rios, isto mesmo, tem mares, a saber, tem mar Mediterrâneo, Egeu, Mármara e Negro.
De tal forma que existem praias e cidades com uma beleza tão única, que nos fazem refletir quantas maravilhas esse planeta tem para nos apresentar.
Com toda certeza, Ölüdeniz em Fethiye não deixará nenhuma praia grega roubar a cena, um dos lugares mais paradisíacos do país, pelos seus entornos e águas extremamente transparentes.
A cidade de Bodrum é tão charmosa que, assim que você colocar os pés no local ,terá mesmo a sensação de estar num filme.
A cidade litorânea é um paraíso no mar Egeu da Turquia. Muito parecida com as praias da Grécia atual, a Bodrum tem casinhas brancas, sacadas floridas, sol intenso e mar cristalino.
Kemer é outra cidade praiana que você deve conhecer na Turquia. E se você olhar bem a foto abaixo vai entender o porquê.
7. E mais paisagens naturais
A Turquia está cheia de paisagens naturais. De fato, um dos maiores cânions da Europa está na Turquia, o Sakl?kent. Sendo o mais longo e profundo.
Entretanto, se o que você curte são os esportes de inverno, saiba que a Turquia tem uma das mais belas bases de esqui, em Uludag. Embora também, valha a pena a visita em outra estação.
8. Pumakkale
Pamukkale foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 1988. Pamuk significa algodão e Kale significa castelo, logo: Pamukkale = “Castelo de Algodão”.
É uma formação calcária que dá uma aparência surreal destas montanhas com mais de 200 metros de altura. Seus terraços com águas termais azuis dão todo o charme a beleza desse lugar.
9. Gaziantep
O Museu de Mosaicos Zugma, está localizado na cidade de Gaziantep, na Turquia, é o maior museu de mosaicos do mundo, contendo 1700 m² de mosaicos. Foi aberto ao público em 9 de setembro de 2011.
Contando toda a história, com mosaicos que pertenceram aos maiores imperadores da história, decorando seus aposentos, locais de banho ou fundos de piscina, surpreendentemente, tudo muito impressionante.
10. Plantações de lavanda em Isparta
Existem não só cavernas históricas, como também rios de água salgada, plantações de lavanda em Isparta, campos de rosas e tulipas… Ah! A Turquia é linda demais!
Essas plantações de lavanda são responsáveis por 80% da produção de lavanda do país.
11. Uma Turquia multicultural
Uma mistura de turcos, ciganos, curdos e árabes, dando ao país uma diversidade que se funde e os transforma em um povo único para nós ocidentais.
Uma gastronomia diferente em cada cidade, um modo de vestir-se e sotaques que os tornam únicos.
Casas de pedra, dentro de cavernas, casas de barro, de lona tudo de acordo com a cultura local. Casamentos com cerimônias tão diferentes para nós e que dá vontade de ver mais e mais.
11. Gastronomia
Assim como as outras facetas do país, a culinária turca é uma mescla de sabores da Ásia e da Europa: dona de receitas exóticas e sabores insubstituíveis, e tão tradicional quanto descolada.
Talvez alguns você já conhece ou já provou, entretanto a Turquia tem em cada cidade a sua culinária típica e vale a pena provar: Kebab, Simit, Pide, Baklava, Dolma, entre tantos outros.
Deixamos aqui a receita de um dos doces mais comidos na Turquia para você: Baklava.
12. O cavalo de Troía
O cavalo de Tróia foi um símbolo da Guerra de Tróia, responsável pela consolidação do conflito no imaginário popular. Esse suposto presente dado pelos gregos aos troianos ao final da guerra, fez parte de uma artimanha criada por Odisseu, grande estrategista, para que os gregos vencessem o conflito.
A famosa réplica do cavalo de Tróia criado para gravação do filme fica lá também e além disso é possível ver as ruínas dessa guerra bem de perto.
13. Gatos de Van
E os gatos de Van? Já ouviu falar? Gatos com olhos coloridos, um olho azul e outro verde, únicos e que acima de tudo, amam nadar!
Curiosidade: O famoso papai Noel é turco e morreu na Turquia, aliás tem uma ilha com as ruínas por onde caminhou e viveu.
Eu poderia continuar citando inúmeras coisas sobre a Turquia nesse post, mas vou deixar por conta de vocês o restante, porque existe muito, mas muito mais.
E se vale a pena visitar? Eu garanto que ninguém se arrepende e sempre quer voltar porque é um país que prende, chama e hospeda de uma forma que não nos deixa esquecer.
Viver na Turquia tem sido uma descoberta constante. É um país surpreendente. É possível vivenciar a primavera, o verão, o outono e o inverno, e em cada estação as suas singularidades.
Dessa forma é só escolher qual paisagem mais lhe agrada, o sol quente para as regiões litorâneas, mais amenas nas regiões montanhosas ou o frio com ventos que parecem congelar e o branco da neve nas cidades com temperatura abaixo de zero, permitindo esquiar e aproveitar o clima romântico do país.
Seja qual for a sua preferência, venha conhecer a Turquia e se você visitou e não conheceu metade do que citei você precisa voltar!
Assim terminamos nosso post sobre a maravilhosa Turquia
Você conhece a Turquia? Tem outras dicas para compartilhar? Fique a vontade, assim ajudamos outros viajantes. Sugestões e críticas também são bem-vindas!
Não esqueça de deixar o seu like no fim do artigo, pois isso ajuda a levar nosso conteúdo a mais pessoas.
Para acompanhar nossas viagens em tempo real, siga-nos nas redes sociais. Lá temos atualizações diárias das nossas andanças pelo mundo, assim como fotos, dicas e links dos principais artigos do Blog.