" /> 10 Tradições de Ano Novo ao redor do mundo - Agarre o Mundo

10 Tradições de Ano Novo ao redor do mundo

Tradição de Ano Novo ao redor do Mundo
escrito por Agarre o Mundo

O Ano Novo está chegando, então, é o momento de renovar as energias, criar novas metas e refletir sobre os últimos 12 meses.

A passagem de um ano para outro é a maneira que muitos pensam ser necessária para se fechar um ciclo. Pois acreditam que terão uma nova chance de fazer algo que não fizeram no ano anterior, seja aquela viagem, seja um curso, seja uma dieta.

Enfim, todos nós queremos começar um Ano Novo com o pé direito, ter um ano mais leve que o anterior, com mais tempo para a família, com mais amor para distribuir e receber e por aí vai…

Muitos se lembram de sentir gratidão pelo dom da vida, outros além de agradecer, desejam festejar.

Mas as comemorações são diferentes!

Em primeiro lugar, temos aquela visão de celebração do Ano Novo com vários fogos de artifício, shows e a famosa contagem regressiva, que ocorre não só no Brasil, como em muitos outros países.

Happy year

E já que nem todas comemorações são iguais, o mais legal mesmo de vivermos em um mundo tão grande, com tradições tão diferentes, é podermos observar nossas diferenças, inclusive na celebração do Ano Novo.

Diferenças, que, aliás, são tão importantes já que nos ajudam a quebrar crenças e preconceitos.

Muitas das tradições vistas e seguidas têm como base crenças que às vezes nem nos damos conta de como e porque surgiram. Contudo, a maioria delas está relacionada com a tentativa de afastar os maus espíritos.

Então, trago aqui as diferentes tradições ao redor do mundo. Com toda a certeza você vai sentir vontade de passar um réveillon diferente no próximo ano, num país onde a cultura e valores são tão diferentes dos nossos.

Aproveite o clima de comemoração para conhecer algumas tradições, que às vezes nos parecem estranhas, mas têm uma história no passado, sendo a maioria de superstições e crenças, e assim, na próxima viagem, comemore também.

Mas antes de tudo, vou contar como, literalmente, o Ano Novo começou.

A história do Ano Novo

A história do Ano Novo é algo muito antigo, quando as civilizações comemoravam a passagem de ano, no mês de março, época que terminava o inverno e chegava a primavera.

Já no período do Império Romano, a população celebrava o dia primeiro de janeiro em homenagem ao Deus Jano, que representava as mudanças e transições.

Assim, em 46 a.C, o Imperador Júlio César decretou que seria no dia primeiro de janeiro comemorado o Ano Novo.

Entretanto o calendário juliano foi apenas, no final do século XVI, oficialmente adotada pelo Calendário Gregoriano, na igreja católica.

- /wp:image -->

De fato, os países que são maioria de religião ortodoxa seguem outras datas para as suas comemorações, entre elas a chegada do Ano Novo.

Já o Ano Novo da China tem sua comemoração baseada no calendário chinês.

De fato, muitas culturas orientais seguem essa referência em uma data que não é fixa e pode acontecer em janeiro ou fevereiro. Isso porque o calendário chinês é lunar e considera as fases da lua.

Ano Novo no Canadá

Aqui no Brasil estamos em pleno verão e quem deseja passar a virada de ano no litoral, pode pular as sete ondas e até mesmo, mergulhar na sequência.

Entretanto no hemisfério norte, quem dita a temperatura é exatamente a estação contrária, ou seja, o inverno. Portanto, na teoria, o banho de mar não é a melhor opção para brindar o novo ano, certo?

Mas no Canadá não é bem assim. Mesmo com o frio de lá, os canadenses mergulham nas águas congelantes dos lagos e rios, em troca de pedidos para o ano seguinte.

A tal tradição congelante é chamada “mergulho do urso polar” e aí eu pergunto, você teria coragem?

De fato, em diversas cidades do Canadá a tradição é praticada e muitas são as histórias que contam sobre o início deste gelado costume.

A mais antiga delas, relata que o Vancouver Polar Bear Swim Club realizou o primeiro mergulho em 1920, quando um pequeno número de nadadores mergulharam na Baía Inglesa no dia de Ano Novo.

Hoje, porém, existe uma tradição aliada a vontade de ajudar ao próximo. Assim, eles arrecadam fundos com o dinheiro da inscrição dos participantes, para apoiar projetos de caridade ao redor do mundo.

E se você sentiu vontade de participar, saiba que este ano a tradição será virtual, e mais pessoas poderão colaborar. Para maiores informações, basta acessar o link.

Ano Novo na Inglaterra

Ano Novo Inglaterra

Na Inglaterra o frio também está presente, mas os ingleses fazem algo mais simbólico e menos congelante.

Assim, eles abrem a porta dos fundos da casa para que o ano antigo saia, dando início a entrada e recomeço do novo ano.

Ano Novo Inglaterra

Contudo, as famílias mais tradicionais, pedem para o primeiro homem de cabelos pretos que passar pela rua, entrar pela porta da frente com alguns mantimentos nas mãos, sendo eles: pão, sal e carvão. Trazendo a “garantia”, de acordo com a crença, de comida, dinheiro e aquecimento para o próximo ano.

Ano Novo na Rússia

A Rússia não tem tradições diferentes apenas no Natal, como por exemplo: não existe Papai Noel, embora exista o Ded Moroz, ou “Vovô do gelo”, um personagem que visita as casas, dando presentes às crianças, como acontece com o bom velhinho. Atenção, ele não traz presentes no Natal e sim, no Ano Novo.

Agora quer ver uma tradição diferente mesmo para nós brasileiros?

Então… Os russos escrevem em um papel os desejos para os próximos anos, até aí, tudo bem!

Mas após escrever, eles queimam os papéis e em seguida, bebem as cinzas dos seus desejos na taça de Champanhe. Bem assim mesmo!

E já que beber é com eles mesmo, nada melhor para não ter que trabalhar no dia seguinte a virada do ano, não é? Quer seja para curar a ressaca, quer seja para continuar bebendo.

Agora imagine ter dez dias para celebrar a entrada do Ano Novo? Pois é exatamente isso que acontece lá na Rússia.

Ano Novo no Equador

Esta tradição pode lhe pegar, se você for um amante de viagens como o Agarre o Mundo.

No Equador, caso você deseje um ano cheio de viagens, trate de arrumar uma mala vazia e dar um voltinha com ela por toda a casa ou no quarteirão.

Mala de viagem para atrair viagens

Ah, e se encontrar alguém no caminho, lhe dê um “tchauzinho”.

Pensando bem, faz até sentido. Se você deseja amor, use uma peça rosa, se você quer dinheiro, use algo amarelo e por aí vai, mas se você quer viagens, “agarre sua mala”…risos.

Ano Novo em La Plata-Argentina

Segundo moradores, a tradição nasceu em 1956, na porta de um armazém e bar das ruas 10 e 40, de Luis Tortora para homenagear um jogador de futebol.

Sendo assim, desde 1960 é realizada uma competição onde o melhor boneco gigante é premiado, sendo construído por vizinhos de vários bairros.

De fato, os bonecos ficam mesmo lindos e com muitos detalhes. Entretanto, após a virada de ano, começa a queima dos mesmos, para que seja simbolizada a comemoração do ano que terminou.

Isso mesmo, tanto trabalho com a armação e confecção dos bonecos, para depois serem incendiados.

Detalhe: Os bonecos estão recheados de fogos de artifício. E para que as pessoas possam acompanhar várias “queimas”, horários diferentes são marcados, para literalmente, tocar fogo nos bonecos.

Lembra até a famosa “queima de Judas”, na Semana Santa, aqui no Brasil.

Ano Novo na Espanha

Que bem fará comer 12 uvas ao escutar os sinos da meia-noite na virada do ano?

Comer Uvas, tradição na Espanha no ano novo.

Então, os espanhóis acreditam que o ritual traz prosperidade ao novo ano.

Se realmente traz sorte, não sei, mas certamente, mal não faz! Alias, é uma delícia.

Ano Novo na Alemanha

Não sei você, mas eu cresci vendo os mesmos filmes no período do Natal e Ano Novo. Engraçado, mas isso também acontece em outros países.

E na Alemanha, há muito tempo, o mesmo programa de tv é transmitido em toda noite de Ano Novo

Assim, o “Dinner for One”, programa lançado em 1963, conta a história de uma senhora que tem o mesmo tipo de jantar todo ano.

O programa é exibido anualmente desde de 1972. E após assistirem o programa, as pessoas vão realizar a ceia e comer os porquinhos de chocolate e marzipã.

Isso mesmo, o porco é o símbolo da sorte na Alemanha, pois para os antigos povos germânicos, ter porcos era sinônimo de status. Dessa maneira, com o passar dos anos, passaram a representar riqueza e fertilidade.

Ano Novo na Índia

Olha só como na Índia o Ano Novo é comemorado.

Cada estado tem um calendário tradicional baseado nos astros e na Lua, e assim define quando terá início o novo ciclo.

Por exemplo, no estado de Kerala, localizado no sul da Índia, a festividade tem o nome de Vishu e acontece em abril. E para comemorar, todas as casas são enfeitadas com flores, além de terem a imagem de Krishna (um dos principais nomes de Deus e que significa “o todo atraente”).

Além disso, nas comemorações indianas, não se come carne, nem se consome bebida alcoólica.

De fato, a Índia é um país cheio de peculiaridades!

Ano Novo na China

Antes de mais nada, o Ano Novo chinês não se baseia no calendário ocidental, tendo um calendário próprio.

Aliás, este calendário sempre relaciona o ano que se inicia a um animal.

A festa tem desfiles de dragões e de roupas vermelhas, pois eles acreditam que assim, afastam as energias negativas. Além disso, também existem trocas de presentes e envelopes vermelhos recheados de dinheiro. Curioso, não é?

Festa de ano novo na China

Ano Novo na Bélgica

Aqui deixo a tradição do último país.

Certamente foi a minha tradição preferida, pois na véspera de Ano Novo, também chamada de “Sint Sylvester Vooranvond” pelos belgas, as crianças escrevem cartas para os pais e padrinhos.

Como eu adoro uma cartinha, sem dúvida, vou adotar essa tradição na minha casa este ano.

E você, qual destas tradições vai adotar?


Nós achamos incrível como podemos ter tantos costumes diferentes pelo mundo. Mas mesmo assim, todos têm um sentimento de renovação e amor.

Aliás, como o mundo se torna um lugar mais lindo assim, acreditando que podemos ser pessoas melhores.

E você, gostou de saber um pouco mais sobre o Ano Novo pelo mundo? Já conhecia algum desses costumes? Qual você achou mais interessante? Conhece outras comemorações de Ano Novo pelo mundo?

Agora que você já conhece um pouco das tradições de Ano Novo pelo mundo, em qual destino pretende passar sua próxima virada de ano?

Caso necessite de ajuda para elaborar seu roteiro e montar toda a sua viagem, saiba que estamos prontas para lhe ajudar nisso, afinal, somos especialistas em transformar a sua viagem dos sonhos, num sonho de viagem.


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações. Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

parceiros

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais



Agarre o Mundo

Texto escrito por Kênia Miranda e Sandra Hupsel. Acreditamos que o nosso objetivo na terra é crescer, evoluir e não perder a chance de agarrar tudo o que temos direito: oportunidades, conhecimento e vida em abundância.

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!